O anúncio do ato eleitoral abre a janela de oportunidade de listas alternativas à liderança de Pinto da Costa.

Está oficialmente aberta a corrida à liderança do Futebol Clube do Porto.

Os dragões vão a votos em Assembleia Geral Ordinária agendada para o dia 18 de abril, no Estádio do Dragão, entre as 10 e as 19h.

De acordo com o comunicado divulgado no site do clube, o prazo para entrega de candidaturas às presidências da Mesa da Assembleia Geral (MAG), Direção e Conselho Fiscal e Disciplinar termina um mês antes, a 19 de março. As candidaturas devem ser apresentadas ao presidente da MAG no auditório do Museu do FC Porto, no Estádio do Dragão, entre as 10 e as 19 horas. A lista integral deverá ser entregue até 8 de abril.

Para o Conselho Superior, órgão consultivo do clube, podem ser apresentadas listas autónomas, sendo os eleitos apurados segundo o método de Hondt.

Quem se pode candidatar nas listas do clube?

Segundo os estatutos do clube azul e branco, os candidatos a presidente da Mesa da Assembleia Geral devem ter, pelo menos, 15 anos de inscrição ininterrupta como associado sénior.

Para a presidência da Direção, os candidatos devem ter, pelo menos, 10 anos de inscrição ininterrupta como associado sénior; sendo os que pretenderem fazer parte de listas para a presidência do Conselho Fiscal e Disciplinar, Vice-Presidentes e Vogais da Direção, membros do Conselho Fiscal e Disciplinar e membros do Conselho Superior deverão ter, pelo menos, cinco anos de inscrição ininterrupta como associado Sénior.

Para o órgão consultivo do clube, o Conselho Superior, os associados do FC Porto devem ter no mínimo cinco anos de filiação sem interrupções no clube. Este órgão independente da direção é composto por 20 membros e a ele é-lhe incumbida a tarefa de observador do clube.

Os candidatos

Oficialmente, existe apenas a confirmação de que Jorge Nuno Pinto de Costa vai apresentar a sua recandidatura à presidência do Clube. O anúncio realizado em setembro do ano passado pela Comissão de Recandidatura, vinca o desejo de levar avante o trabalho efetuado pelo atual presidente do clube, apontando como bandeira para o 15º mandato o projeto da academia para a formação.

Pinto da Costa assumiu os comandos do clube em abril de 1982 e é o 33.º presidente do Futebol Clube do Porto.

As sombras de Pinto da Costa

A derrota no final da Taça da Liga e as declarações do técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, no final dessa partida, reacenderam o debate sobre a liderança do clube.

Um dos nomes lançados na corrida pela liderança portista foi o de João Rafael Kohler. Ainda antes da marcação das eleições, o empresário e ex- “tubarão” televisivo, adiantou ao jornal “O Jogo” que foi “sondado por várias pessoas, mas não podia aceitar neste momento”, entendendo que é “absolutamente saudável que exista mais que uma lista”.  

António Oliveira, Vítor Baía, Rui Moreira e André Villas-Boas, são outros nomes que têm suscitado alguma discussão no universo portista sobre o possível confronto com Pinto da Costa.

Alguns deles nunca esconderam a intenção de se candidatarem à presidência do clube, mas também nunca omitiram o facto de ser difícil que o façam contra Jorge Nuno Pinto da Costa.

António Oliveira, antigo jogador e treinador do clube, também se distanciou de uma possivel candidatura nas próximas eleições. No programa “Trio d’Ataque” da RTP3, o agora comentador assegura que “no futuro, a tempo certo, a sucessão surgirá do universo do FC Porto, que saberá encontrar as pessoas certas para lidar com o futuro do clube. Não posso dizer mais do que aquilo que realmente é” diz Oliveira.

Vítor Baía, em entrevista à Rádio Observador, assegura que “vai ser alguém importante” no clube, mas o período de transição ainda não chegou pois “neste momento o FC Porto tem um presidente e espero que continue mais tempo”, assegura o antigo guarda-redes dos dragões.

Depois de se ter sentado na “cadeira de sonho”, André Villas-Boas, atual treinador do Marselha, pondera ter uma carreira curta de treinador para abraçar outros desafios, entre eles, o de liderar os destinos do FC do Porto. No entanto, o antigo treinador dos azuis e brancos já confirmou o apoio à comissão de candidatura de Pinto da Costa às próximas eleições do clube, que se vão realizar no dia 18 de abril.

Artigo editado por Filipa Silva