Em 2019, a região do Porto e Norte recebeu o maior número de turistas de sempre. Foram registadas mais de 10,7 milhões de dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico, no ano passado. Os dados são da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), e foram divulgado na segunda-feira, em comunicado.

O crescimento registado, de quase 10%, foi o maior a nível nacional. Em 2018, o número de dormidas fixava-se nos 7,9 milhões e o crescimento face ao ano anterior tinha sido de 5%, segundo dados da mesma fonte. Só no município do Porto, o aumento das dormidas cresceu mais de 10%, correspondendo a 6,5% do total nacional.

O Norte assume-se como um destino cada vez mais atrativo. Em 2019, registaram-se mais de 6,4 milhões de dormidas de turistas não residentes, um crescimento de mais de 12%.

Para Luís Pedro Martins, o presidente da TPNP, o crescimento no setor deve-se à ação concertada entre todas as entidades envolvidas, públicas e privadas, no aproveitamento das potencialidades da região. Ainda não está tudo feito e quem o diz é Luís Pedro Martins, que acredita que este recorde absoluto de turistas, registado no ano passado, é “um fator motivacional para todos”.

O futuro passa pela “aposta na promoção, no investimento na sustentabilidade económica, cultural, social e ambiental do turismo na região, na criação de condições que permitam aumentar a estada média e o número de turistas que vão para além dos grandes centros urbanos, nomeadamente para o interior”, acrescenta o presidente da TPNP.

Artigo editado por Filipa Silva