O presidente da Câmara do Porto vai ser recebido pelo Presidente da República, no início de março, numa audiência conjunta com o presidente da câmara de Lisboa, Fernando Medina. A informação foi avançada na quinta-feira, no site de notícias da autarquia.

A reunião foi solicitada pelos dois autarcas, críticos do Tribunal de Contas, com Moreira a apontar a inércia da instituição em responder ao projeto de reconversão do antigo Matadouro Municipal, que ainda não saiu do papel.

O autarca do Porto defende que a falta de resposta do Tribunal de Contas equivale a um “veto político”, o que, na opinião de Moreira e Medina, configura “uma situação de não funcionamento regular das instituições”.

A posição de Rui Moreira sobre o Tribunal de Contas voltou ao debate público na última quarta-feira durante a visita do autarca às obras do Terminal Rodoviário de Campanhã, no Porto.

Obras até julho de 2021

De visita ao local, Rui Moreira constatou o avanço das obras, ressalvando que a escolha deste projeto valoriza a “ideia da criação de um parque que vai cobrir toda a infraestrutura e que vai dar uma nova valência a esta zona da cidade”.

O Interface Intermodal de Campanhã vai estar sob uma cobertura totalmente verde, com as áreas adjacentes ajardinadas, numa área total que representa os 46 mil metros quadrados de superfície verde. Será, assim, o maior polo de absorção de carbono na cidade.

Moreira destaca “a visão metropolitana do parque”, trazendo consigo uma “visão contemporânea, natural, numa zona degradada da cidade”.

Ainda durante a visita, Rui Moreira salientou que o Terminal vai ligar por túnel “duas partes da cidade que estavam cortadas pela linha férrea”, resolvendo, assim, segundo Moreira “alguns problemas de transporte numa área com um impacto muito grande na mobilidade da cidade”.

Fonte: Site oficial Câmara Municipal do Porto

O novo interface rodoviário do Porto tem como objetivo dotar a zona de Campanhã de uma plataforma que agrege os autocarros da STCP e dos operadores privados, comboios urbanos e de longo curso, metro e táxis.

Para além do Terminal Rodoviário, a infraestrutura que está a crescer nos terrenos adjacentes à Estação de Campanhã, vai ter um parque de estacionamento, estação de serviço, parque de bicicletas e de táxis assim como áreas comerciais.

As obras começaram em setembro passado e devem terminar em julho de 2021. O custo inicialmente previsto de 12,6 milhões de euros, tem a participação de fundos comunitários do Programa Norte 2020.

Prometido desde 2003, o processo de concretização do Terminal Rodoviário do Porto avançou apenas no final de 2017, com o início das expropriações de terrenos, entre as quais a do campo de Futebol Ruy Navega, onde jogava o Desportivo de Portugal e com o concurso para escolher o projeto de arquitetura, proposta ganha pelo arquiteto portuense Nuno Brandão Costa.

Artigo editado por Filipa Silva