A Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, vai fazer um périplo pelos estabelecimentos de ensino superior que ministram licenciaturas conducentes à profissão de nutricionista. As visitas começam, esta segunda-feira (2), no Porto, e percorrem vários pontos ao nível nacional. A Ordem dos Nutricionistas pretende estreitar a ligação com os estabelecimentos que formam os futuros profissionais da área.

As visitas começam na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), instituição pioneira do curso de Nutrição em Portugal. O objetivo é promover a partilha de ideias e de opiniões entre os dirigentes das instituições, os corpos docentes, os estudantes e a própria Ordem dos Nutricionistas.

“Queremos ouvi-los a todos, e ouvir em diferentes dimensões. Queremos perceber, nomeadamente, aquilo que é evolução do número de alunos naquela instituição, como têm evoluído as vagas, quais são os dados que as instituições têm em relação à colocação dos seus licenciados no mercado de trabalho, queremos ver o perfil académico do corpo docente”, explica a Bastonária Alexandra Bento ao JPN.

A funcionar há alguns anos nas instalações da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a FCNAUP vai ter uma nova casa localizada no Campo Alegre. Com a intenção de conhecer o ambiente em que se vão formar os próximos profissionais de nutrição, a Ordem dos Nutricionistas vai fazer uma visita às futuras instalações e espera que “seja neste ano letivo, de 2019/2020, que as novas instalações conheçam a luz do dia”, refere a responsável que se formou na instituição portuense.

A luta por uma casa própria da FCNAUP dura há anos, sendo que já contou com vários projetos de mudança de lugar, mas nenhum chegou a concretizar-se. Alexandra Bento defende que “já tarda” este novo espaço físico “tão desejado, há muitas décadas, por todos aqueles que lidam com a profissão e com a faculdade”.

São 15 as instituições, a contar com a FCNAUP, que a nível nacional ministram a licenciatura em Nutrição. A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade Nova de Lisboa e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa são os três estabelecimentos com os cursos de Nutrição mais recentes, que contam apenas com dois anos.

Além do Porto, Lisboa e Vila Real, a Ordem dos Nutricionistas vai passar por Bragança, Coimbra e Leiria, terminando o seu circuito mais a sul, na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve.

“A Ordem deseja que todos os estabelecimentos de ensino superior que ministram as licenciaturas que dão acesso à profissão de nutricionista tenham todas as condições suficientes e necessárias para que a formação académica seja aquela que é desejável”, explica a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

Artigo editado por Filipa Silva