A Mostra da Universidade do Porto (UP) deste ano poderá ser cancelada devido ao Coronavírus. Segundo o JPN apurou, o evento que tem data marcada para os dias 26 a 29 de março suspendeu, esta quarta-feira (4), as inscrições das escolas “até novas orientações”. “Estamos conscientes que com o evoluir da situação podemos ter a necessidade de efetivamente cancelar“, refere fonte da instituição.

“As próprias escolas estão a ter alguns cuidados com a marcação de visitas de estudo e a Mostra vive de visitas das escolas”, justifica a mesma fonte.

A Mostra da UP costuma reunir, no total dos quatro dias do evento, entre 15 a 20 mil pessoas. De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), há a necessidade de fazer uma avaliação de risco para os eventos públicos que envolvam um elevado número de pessoas, tendo em conta aspetos como a densidade da multidão e a proveniência.

Tendo em conta os critérios referidos, com o evoluir da epidemia, “há uma grande probabilidade de até à data da mostra se passar para essa fase [de risco mais elevado] e, portanto, já entrar [a Mostra] nesses parâmetros de desaconselhamento“.

A Mostra da UP vai este ano para a 18.ª edição. Todos os anos, alunos, docentes, investigadores e técnicos das diferentes unidades orgânicas e laboratórios da instituição divulgam junto de estudantes do ensino básico e secundário a oferta formativa e de investigação da Universidade do Porto.

Artigo editado por Filipa Silva.