O JPN recebe na próxima segunda-feira (9) o editor online do “Público”, Pedro Rios. O convidado vai guiar a redação do jornal universitário durante um dia.

Pedro Rios faz parte da primeira “fornada” do curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. O editor do “Público” foi, por isso, dos primeiros alunos a estagiar no JPN, no ano em que o jornal foi criado, em 2004. “Foi a minha primeira experiência de jornalismo diário, de estar todos os dias a apresentar o meu serviço e a fazer notícias”, explica o ex-aluno da Universidade do Porto. “O JPN é um jornal de estagiários, portanto, éramos nós que tínhamos que decidir ‘hoje vamos fazer esta reportagem, esta notícia, esta entrevista'”, continua.

O jornalista, hoje com 37 anos, considera que a experiência adquirida durante o estágio foi fundamental para sentir-se “mais preparado” e para não “cometer tantos erros” no estágio seguinte, que veio a fazer na redação do Porto do “Público”.

Depois do estágio, Pedro Rios voltou ao JPN como editor, para o seu “primeiro emprego” até 2009. Foi também um dos fundadores do jornal online Porto24, uma iniciativa editorial e empresarial focada na Invicta.

Colaborou ao mesmo tempo com várias revistas, “principalmente de música”, com o “Público” e com a Renascença, para onde se mudaria, em definitivo, para assumir a editoria online da rádio. Com o cargo veio a mudança de cidade, para Lisboa.

Depois de quatro anos, fez uma breve passagem pelo site V Digital. Em 2018, foi convidado para editor online do “Público”, em Lisboa, onde se mantém há dois anos. “Adoraria escrever mais, mas ser editor acaba por ser muito absorvente”, confessa Pedro Rios. “A parte difícil de ser editor é ter de abdicar disso”, completa. Por isso, o editor tenta “manter alguma produção em nome próprio, mas com alguma contenção” para se “concentrar na edição”. Para Pedro Rios, editar “é outra forma de escrever”, “é potenciar o talento que existe em cada pessoa e tentar trazer isso cá para fora, dirigi-lo da melhor forma”.

Na próxima segunda-feira (9), o convidado do JPN espera “trazer mais um bocadinho do jornalismo prático, da prática jornalística do dia a dia das redações, para o curso”.

Artigo editado por Filipa Silva