A Liga de Clubes decidiu suspender, esta quinta-feira, todos os jogos e treinos dos clubes da primeira e segunda liga, por tempo indeterminado. A paragem no campeonato estava prevista para o próximo dia 29, por causa dos jogos particulares, sendo assim antecipada devido à pandemia do novo coronavírus em Portugal.

O mesmo acontece com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que também anunciou a suspensão, por tempo indeterminado, de todas as competições de futebol e de futsal, profissionais e não profissionais organizadas por este órgão federativo.

Em comunicado, a FPF confirma esta medida com efeitos já a partir de amanhã, dia 13 março, justificando-a com a “necessidade de toda a população seguir medidas eficazes de higiene e etiqueta respiratória”, relacionadas com a escalada diária do novo coronavírus em Portugal.

A mesma instituição desportiva vai continuar a avaliar a evolução do novo coronavírus no nosso país, de forma a ampliar ou reduzir as medidas agora executadas.

Espanha é o mais recente país a suspender os campeonatos profissionais de futebol. Esta medida acontece depois de Trey Thompkins, jogador de basquetebol do Real Madrid, ter contraído o novo coronavírus, o que provocou o fecho do centro de treinos do Real, em Valdebebas, Madrid.

Em Itália, o defesa internacional italiano Daniele Rugani contraiu também o novo coronavírus, colocando toda a equipa da Juventus em quarentena, incluindo Cristiano Ronaldo, que se encontra na Madeira.

A liga de futebol norte-americana, a MLS, também anunciou a suspensão por 30 dias da competição.

O jornal francês “L’Equipe” adianta, nesta quinta-feira, que a UEFA deve anunciar, na próxima terça, o adiamento por um ano do Europeu de Futebol, que assim se realizaria somente em 2021.

Entretanto, o organismo máximo do futebol europeu já emitiu um comunicado no qual confirma que foi convocada para terça-feira uma reunião por videoconferência com todas as federações, representantes dos clubes e das competições nacionais do continente para discutir “uma resposta europeia do futebol ao surto” de COVID-19.

A discussão, salvaguarda a UEFA, envolverá “todas as competições domésticas e europeias, incluindo o Campeonato Europeu de Futebol de 2020”.

Artigo editado por Filipa Silva