A contar a sexta edição, o Open House Porto (OHP) vai abrir as portas de 75 espaços gratuitamente. O intuito da iniciativa passa por mostrar o património arquitetónico de quatros cidades: Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e – a novidade deste ano – Maia. O evento está a recrutar 400 voluntários e as candidaturas estão abertas até 20 de abril.

Em comunicado de imprensa, o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, diz estar entusiasmado com a estreia da cidade no OPH. “Houve o interesse mútuo do Município e da Casa da Arquitectura [organizadora do evento] e desta conjugação de vontades surgiu a oportunidade”, refere. 

Falta ainda saber quais os edifícios escolhidos para o evento. Contudo, o presidente da autarquia afirma que acredita que “um território tão eclético como a Maia, em que os solares convivem com as mais modernas empresas, trará valor ao Open House Porto.” 

A edição do ano passado foi a mais visitada de sempre e contou com mais de 37 mil visitas aos 70 espaços que abriram portas. Este ano, para informar e orientar os visitantes da OHP, a organização procura 400 voluntários. As candidaturas para o recrutamento direcionam-se a indivíduos com mais de 16 anos com interesse pela arquitetura e pelo património histórico-cultural das quatro cidades e com vontade de comunicar em público.

Os espaços abrangidos pelo Open House têm diferentes horários de abertura e existem três tipos de visita: livre, acompanhada por voluntários e comentada por especialistas. Alguns locais exigem pré marcação, pelo que se deve visitar o site do evento para ser feita a reserva.

Artigo editado por Filipa Silva.