A Universidade do Porto (UP) confirmou esta sexta-feira (13) que não vai realizar a Mostra deste ano devido à COVID-19, como o JPN tinha avançado. O evento tinha data marcada entre os dias 26 e 29 de março, mas depois de fazer uma avaliação de risco a UP optou por cancelar a edição. Não está prevista nova data para a realização do evento este ano.

Segundo comunicado da instituição, “a decisão da Universidade do Porto – baseada nas recentes diretrizes do governo para serem suspensos os eventos à porta fechada com mais de 1000 indivíduos – visa privilegiar a prevenção de contágio da doença COVID-19.”

Segundo a mesma fonte, estão também cancelados e/ou adiados todos os eventos incluídos na agenda cultural da instituição, entre eles a sessão solene comemorativa para o “Dia da Universidade” – que celebra o aniversário da UP. As diferentes faculdades da instituição também cancelaram ou adiaram os eventos que tinham previsto.

Além dos cancelamentos referidos, a UP também “determinou o encerramento, a partir de amanhã (14 de março de 2020) e por tempo indeterminado, de todos os espaços culturais da Universidade, bem como do Jardim Botânico do Porto.”

Entre os espaços a encerrar estão o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (no edifício histórico, junto ao jardim da Cordoaria), a Galeria da Biodiversidade-Centro Ciência Viva, a Casa Museu Abel Salazar, a Fundação Marques da Silva e todos os museus e espaços de exposição localizados nas faculdades e Reitoria da UP.

Artigo editado por Filipa Silva.