O Ministério do Ambiente e da Ação Climática anunciou que a Metro do Porto vai disponibilizar de mais 95 milhões de euros para avançar com a expansão das linhas. A decisão foi tomada em Conselho de Ministros, esta quinta-feira, 12 de março.

O prazo para a apresentação das propostas de expansão das novas linhas da transportadora terminou a 09 de março. Os sete concorrentes apresentaram projetos cujos valores ultrapassavam o que foi definido como base das empreitadas. Nesse sentido, a Metro do Porto decidiu pedir ao Governo um reforço da verba, agora aprovado.

Assim, o valor do projeto passa a ser de 130 milhões de euros para a linha amarela e de 235 milhões de euros para a linha rosa.

No dia 18 de março vai ser lançado novo concurso para a obra, com o objetivo de que as extensões estejam concluídas antes do final de 2023. Para isso, vão ser utilizados em pleno os fundos do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

A expansão da linha amarela vai permitir que seja construído um troço com cerca de três quilómetros e três estações entre Santo Ovídio (término atual da linha amarela) e Vila D’Este, em Vila Nova de Gaia. Já a construção da linha rosa vai permitir uma construção entre a Praça da Liberdade, na Avenida dos Aliados, e a Casa da Música, na Boavista. Este último vai ter cerca de três quilómetros e quatro estações, servindo também o Hospital de Santo António.

Estes dois projetos são os que estão em curso no momento. Contudo, vão ainda ser feitos os estudos das restantes linhas: linha do campo alegre (Matosinhos Sul – Casa da Música), linha de São Mamede (Fonte do Cuco – Pólo Universitário), linha circular (Casa da Música – Pólo Universitário da Asprela), 2º linha de Gaia (Casa da Música – Devesas – Santo Ovídio), 2º linha da Trofa (Ismai – Muro), 2º linha da Maia (FEUP – Parque Maia) e 2º linha de Gondomar (Estádio do Dragão – Valbom – Souto).

Artigo editado por Filipa Silva.