A Câmara Municipal do Porto anunciou, esta terça-feira, um projeto de fabrico de máscaras cirúrgicas. A iniciativa surge de uma colaboração com um empresário de Campanhã. A produção deve começar ainda esta semana, confirmou o JPN junto de fonte oficial da autarquia.

O fabrico das máscaras surge com o objetivo de equipar “funcionários municipais que contactem com público”. Podem ainda vir a ser distribuídas pela autarquia “à rede social, corporações de bombeiros voluntários e às empresas de transporte, como STCP“, explica o comunicado enviado pela autarquia às redações.

Para além disso, coloca-se ainda a hipótese de fabricar proteção individual para os hospitais, caso o material comece a escassear. A Câmara do Porto vai assumir os custos inerentes à operação.

O projeto surgiu por iniciativa de um empresário portuense, cuja identidade não é revelada pela autarquia. Este mesmo disponibilizou-se para reconverter a linha de produção da sua empresa, que trabalha para o setor hoteleiro. Em 24 horas, já foi reunida a matéria-prima necessária.

Fonte oficial da autarquia confirma ao JPN que a produção deve arrancar “já nos próximos dias”. A iniciativa vai permitir que a Câmara do Porto evite “pagar preços especulativos”. O projeto vai possibilitar ainda a manutenção de “uma unidade fabril da área do Porto em funcionamento”, sublinha.

A Câmara Municipal do Porto reforçou ainda a preocupação em manter “a economia a funcionar, substituindo importação por produção nacional”.

Artigo editado por Filipa Silva