De acordo com o boletim da situação epidemiológica em Portugal, publicado esta terça-feira de manhã pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o número de casos confirmados de Covid-19 aumentou para 448, mais 117 do que no dia anterior.

É uma subida de 35% face ao dia anterior, uma variação percentual idêntica à que se registou entre domingo e segunda-feira (35%), e inferior às que foram registadas desde sexta-feira (variação de 51% no sábado e de 44% no domingo).

O número de casos de internamento aumentou para 206, mais 67 do que no dia anterior. Contudo, o número de internados nos cuidados intensivos desceu para 17, menos um face a segunda-feira. A aguardar resultados laboratoriais estão 323 pessoas.

A quantidade de recuperados mantêm-se a mesma: três pessoas.

O Norte ultrapassou os valores de Lisboa e Vale do Tejo, e é agora a região com mais casos confirmados de Covid-19, com 196 doentes. A seguir está Lisboa e Vale do Tejo com 180 casos, o Centro com 51, o Algarve com 14 e os Açores com um.

SNS24 bate recorde de chamadas

Na conferência de imprensa diária, o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, revelou que as instituições do Ministério da Saúde “têm agora autonomia para contratação com dispensa de quaisquer formalidades” de profissionais de várias classes. O governante referiu que foram recebidos cerca de “450 pedidos”, muitos dos quais já foram autorizados pelo Ministério da Saúde.

António Lacerda Sales adiantou ainda que estão “mais de 1.800 médicos” e “mais de mil enfermeiros, entre outros profissionais” a reforçar o Serviço Nacional da Saúde na resposta à epidemia.

Outra medida adotada foi a melhoria do centro de contacto SNS24 que, segundo o Secretário de Estado da Saúde, “continua a ser o canal primordial de entrada de doentes com coronavírus no Serviço Nacional da Saúde”, tendo registado um recorde de treze mil chamadas, na passada segunda-feira.

Foi também divulgada a existência de 1.142 ventiladores em Portugal: 528 nos cuidados intensivos, 480 em blocos operatórios e 134 como capacidade de expansão. A estes acrescem 250 ventiladores do setor privado.

Durante a conferência foi colocada uma questão relacionada com a exportação de equipamento de proteção individual para o estrangeiro, da Fábrica Bastos Viegas, em Penafiel.

Em resposta, Lacerda Sales declarou que foram dadas indicações para que “toda a produção que viesse a ser feita pela fábrica pudesse ficar em Portugal”.

O governante, acompanhado pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, assegurou ainda que estão a “ir todos os dias ao mercado para fazer a aquisição, o melhor e o mais rapidamente possível, desses materiais”. “Durante esta semana vão ser distribuídos mais de dois milhões de máscaras e à volta de 150 mil equipamentos de proteção individual”, garantiu.

O secretário de Estado de Saúde alerta que “estamos na fase de aceleração do contágio”, reforçando a importância da “responsabilidade individual e coletiva” no combate à pandemia.