O Campeonato Europeu de Futebol previsto para este ano foi adiado por um ano – as novas datas da competição são de 11 de junho a 11 de julho de 2021. Todas as competições de clubes e seleções nacionais estão suspensas temporariamente na sequência da propagação do novo coronavírus na Europa.

As informações foram avançadas ao final da manhã desta terça-feira por vários órgãos de comunicação social, na sequência de uma publicação da Federação da Noruega nas redes sociais.

Ao início da tarde, a UEFA confirmou as decisões, em comunicado, e adianta ainda que os jogos do “play-off” do Europeu e os amigáveis agendados para o final deste mês vão ser disputados na janela internacional do início de junho, sujeitos a uma revisão da situação do novo coronavirus.

As deliberações foram tomadas entre os clubes, representantes das ligas nacionais e federações numa reunião, por videoconferência, promovida pelo organismo máximo do futebol Europeu, esta terça-feira.

A UEFA decidiu ainda criar um grupo de trabalho com a participação de ligas e representantes de clubes, para examinar soluções de calendário que permitam a conclusão da temporada atual.

A UEFA indicou que vai anunciar oportunamente a sua decisão sobre as datas de outras competições, como a Liga dos Campeões e a Liga Europa.

Alguns desportivos de referência ao nível europeu, como a “Gazzeta dello Sport“, adiantaram que foi colocada em cima da mesa a hipótese de adiar o europeu para novembro, situação que foi rejeitada, pois seria necessário que nessa data a competição se dividisse em dois turnos na próxima temporada.

A UEFA adianta ainda que os titulares de bilhetes que não possam participar do torneio em 2021, podem pedir o seu reembolso na totalidade, remetendo para o próximo mês, mais informações sobre o processo de devolução, por email ou no sitio da UEFA para o efeito.

O Campeonato Europeu de Futebol era para ser realizado este ano, de 12 de junho a 12 de julho, em 12 cidades-sede da Europa, incluindo Londres, Glasgow e Dublin. Wembley seria sede com sete partidas na Euro 2020, incluindo as meias-finais e a final. Outras cidades de países afetados pelo novo coronavírus também constavam como sedes do torneio, como Roma, Bilbau e Munique.

Portugal não fazia parte da organização do Europeu que agora passa para o próximo ano de 2021.

Artigo editado por Filipa Silva

Artigo atualizado às 15h30 do dia 17 de março com a confirmação oficial por parte da UEFA.