O boletim da situação epidemiológica em Portugal, publicado esta quarta-feira de manhã pela Direção-Geral da Saúde (DGS), indica que o número de casos confirmados de Covid-19 aumentou para 642, mais 194 do que no dia anterior.

Foi registado o segundo óbito pelo vírus. A vítima é o presidente do conselho de administração do Santander de Portugal, António Vieira Monteiro, que tinha 73 anos.

O presidente do Santander contraiu o vírus durante umas férias em Itália, e acabou por morrer no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde já estava internado há vários dias, como refere o jornal Expresso que avançou com a notícia esta manhã.

O Norte é, mais uma vez, a região com mais casos confirmados, com 289 doentes. Seguido por Lisboa e Vale do Tejo com 243 casos, Centro com 74, Algarve com 21, Açores com três, Alentejo com dois e Madeira com um.

O número de recuperados continua a ser três.

 O número de internamentos diminuiu para 89, menos 117 do que no dia anterior. Contudo, há mais três casos de internados nos cuidados intensivos do que terça-feira, aumentando o número de internamentos para vinte.

Na conferência de imprensa a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, justifica esta descida de mais de 50% de internamentos ao dizer que “cerca de 80% das pessoas (infetadas) fica em autocuidados domiciliários. Dos restantes doentes “15% estará em enfermaria geral e 5% poderão necessitar de cuidados intensivos”.

Adianta ainda que numa fase inicial foram internadas “todas as pessoas em contenção máxima”, no entanto à medida que os quadros clínicos se estabilizaram foram mandadas para casa onde estão a ser monitorizadas.

Quanto aos tratamentos dos doentes oncológicos, o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, confirma que continuarão a ser assegurados. Lacerda Sales acrescenta que vai ser dada “uma especial atenção a estes doentes (idosos e doentes imunodeprimidos)”. Como tal, vão tentar “separar doentes covid nessas situações de imunossupressão de outros doentes que possam estar imunodeprimidos”, para que não haja risco de contágio.