O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, garantiu, em conferência de imprensa durante a manhã desta quarta-feira, a distribuição de dois milhões de máscaras e um acréscimo de cerca de 150 mil equipamentos de proteção individual. O Sindicato dos Enfermeiros afirmou que a medida “peca por tardia”.

Durante a intervenção, António Sales assegurou que face ao apelo dos profissionais de saúde, o Governo está “a reforçar todas as aquisições de equipamentos de proteção individual“.

O Secretário de Estado da Saúde frisou ainda que, “a partir do princípio da próxima semana, este contingente será reforçado“. António Sales reforçou ainda que o problema está a ser tido em conta. “Todos os dias estamos a ir ao mercado“, acrescentou.

Guadalupe Simões, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, confirmou ao JPN a falta de equipamento. “Em todas as instituições do país, e face à situação em que estamos, não há equipamentos de proteção individual nem máscaras suficientes para os enfermeiros se sentirem seguros na prestação de cuidados”, sustentou.

Face ao anúncio do governo acerca da aquisição de equipamento, a dirigente do Sindicato acredita que “a medida peca por tardia”. “Já todos nós tínhamos percebido qual era a previsibilidade da evolução da doença e o que não devia acontecer era os profissionais de saúde estarem sujeitos a processos infecciosos por ausência das condições que deviam ter”, apontou.

Guadalupe Simões referiu ainda que há “situações de enfermeiros e profissionais de saúde” que estão neste momento “ou em isolamento profilático ou já infetados”. A dirigente do Sindicato disse também que a situação poderia ser diferente caso “os equipamentos necessários” tivessem sido distribuídos “atempadamente”.

A distribuição de equipamentos de proteção individual também levantou protestos no Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS).

O Sindicato aponta para a falta de material e para um tratamento desigual no Serviço Nacional de Saúde.

Artigo editado por Filipa Silva.