Depois de o Presidente da República ter decretado Estado de Emergência esta quarta-feira, não há instituição que não se tenha visto a sua vida afetada. No Futebol Clube do Porto (FCP), por exemplo, as eleições estavam marcadas para 18 de abril, mas a pandemia de COVID-19 fez com que tivessem que ser adiadas.

O clube adotou, ainda, em articulação com o Hospital de São João, uma medida de apoio aos profissionais de saúde: disponibilizou o Dragão Arena para passar a funcionar como hospital de campanha.

Dragões “improvisam” hospital de campanha no Dragão Arena

O FCP anunciou, esta quarta-feira, que o Dragão Arena, habitual casa das modalidades do clube, vai funcionar como um hospital de campanha durante o período de pandemia pelo novo coronavírus.

No comunicado feito do site oficial do clube, pode ler-se que o Dragão Arena “poderá também funcionar como zona de descanso para o pessoal hospitalar, a quem o clube vai fornecer refeições“.

Na mesma nota, o FCP informou que contactou o diretor do Hospital de São João para disponibilizar o Dragão Arena para o efeito já referido.

Eleições no FC Porto adiadas

A declaração de Estado de Emergência fez com que as eleições para os órgãos sociais do FCP e para o Conselho Superior do Clube estejam formalmente suspensas. A data para as eleições só vai ser conhecida depois da pandemia da COVID-19 ter acalmado.

Além disso, o prazo inicial para a formalização de candidaturas (marcado para esta quinta-feira) fica também sem efeito.

Assim, se até terminar a situação de Estado de Emergência no país aparecerem mais listas que consigam reunir as 300 assinaturas previstas pelos estatutos do clube, essas listas também irão a sufrágio.

Em declarações ao jornal “O Jogo”, Matos Fernandes, presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto explica que: “Como amanhã [esta quinta-feira] era o último dia para a apresentação de candidaturas, e face ao Estado de Emergência, vamos transferir esse dia para o primeiro dia útil depois de acabar este período”.

Artigo editado por Filipa Sila.