O Governo lançou esta quarta-feira (18) um site com o objetivo de apresentar numa única plataforma todas as informações importantes sobre as medidas de prevenção e contenção do novo coronavírus.

“Este site pretende ser um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pelo COVID-19, dando-lhes a conhecer todos os apoios disponibilizados, bem como a documentação necessária – nomeadamente os formulários que devem preencher – para a efetivação dos seus direitos”, esclarece o gabinete do primeiro-ministro em comunicado.

A página disponibiliza uma série de ferramentas tecnológicas que ajudam na operacionalização do regime de teletrabalho. “É também providenciado um conjunto de tutoriais de boas práticas para a sua utilização”, permitindo aos cidadão, escolas, serviços públicos e empresas terem os instrumentos necessários para continuarem as suas atividades da forma mais eficaz possível.

Na plataforma, o utilizador pode consultar “a legislação especificamente aprovada, as diferentes comunicações do Governo nesta matéria e o mapa que regista a evolução epidemiológica do país”, refere o comunicado.

O site fornece também informação de como usar os serviços públicos de forma não presencial, bem como as medidas excecionais adotadas pelo Governo. Existirá ainda uma secção de perguntas e respostas, com atualização permanente das autoridades de saúde.

É também disponibilizada uma lista de contactos de emergência e de apoio criados no âmbito do combate à pandemia. A par do site, o governo vai lançar uma app com o mesmo conteúdo.

Artigo editado por Filipa Silva.