A plataforma onlinePlay it safe, stay homeestá à procura de artistas, incluindo DJ, curadores ou autores de programas de rádio, que se queiram juntar à programação da Gig Club Radio.

A iniciativa, criada pela Gig Club (um serviço de música ao vivo por subscrição) em parceria com a editora Omnichord Records, tem um duplo objetivo: incentivar toda a gente a ficar em casa e apoiar os artistas num momento particularmente complicado para o setor da Cultura e dos espetáculos.

A COVID-19 está a obrigar a tomar medidas restritivas para conter a pandemia e prevenir a sua propagação. O isolamento social é, tanto quanto se sabe, a forma mais eficaz de combater este vírus, o que levou ao cancelamento de espetáculos e eventos culturais por toda a Europa.

Na sequência disso, várias iniciativas de live streaming têm ganho força nas redes sociais, com artistas a darem concertos diretamente das suas casas. A Gig Club Radio segue a tendência e vai assegurar uma seleção de música nova de todos os géneros e com curadoria, para todo o mundo.

‘Play it Safe, stay home’ é a plataforma que servirá para a transmissão de concertos em live stream e de programas autorais, já a partir do próximo sábado, data em que se assinala também o Dia Mundial da Poesia. A iniciativa prolonga-se até ao dia 19 de abril, um período que poderá ser alargardo.

Durante as transmissões os espectadores podem fazer donativos aos artistas, além de comprar discos e merchandise. As receitas revertem para os artistas, na totalidade. A iniciativa traz para a esfera pública a precariedade destes profisisonais, agravada pelo cenário atual.

É uma forma simples, através de um software, para os artistas difundirem a sua música para todos os que estão em quarentena, tornando-se não só num apoio emocional, mas também um incentivo à indústria musical.

As candidaturas continuam abertas para cantores, produtores, DJ e curadores. A iniciativa junta já 40 artistas entre os quais estão The Legendary Tigerman, Whales, Best Youth, Filipe Sambado, Luís Severo, João Mortágua, Joana Espadinha, entre outros. A lista completa de artistas pode ser consultada no site da plataforma.

Artigo editado por Filipa Silva