Os desafios, também conhecidos por challenges, são comuns entre os utilizadores de redes sociais como o Instagram, Facebook e até mesmo no mais recente aplicativo TikTok. Em época de quarentena puxa-se pela imaginação como forma de passar o tempo. Já andou aos chutos a um rolo de papel higiénico?

Os instastories (que duram 24 horas) são a forma mais comum de encontrar os vídeos de desafios que têm vindo a inundar o Instagram. Um dos exemplos é o FlipTheSwitch challenge que apesar de ter surgido no Tiktok também agradou aos internautas do Instagram.

O desafio foi criado pelo casal Bella e Dallin Lambert e são precisas, no mínimo, duas pessoas em frente a um espelho. Enquanto uma grava, as restantes dançam ao som de “Nonstop”, até que se faça ouvir a voz de Drake e a luz se apague.

Segue-se uma troca de roupa e de posição dos participantes e a luz volta a acender-se mostrando o resultado final. Rita Pereira, Jennifer Lopez ou Alex Rodriguez são algumas das caras conhecidas que já cumpriram o desafio e o partilharam nas redes sociais.

ToiletPaperChallenge ou, em português, desafio do papel higiénico é outro movimento viral por estes dias e o primeiro a ser criado durante a quarentena. Na origem está a corrida aos supermercados pelos pacotes de papel higiénico que gerou uma reação da comunidade cibernáutica. O challenge nasceu em Espanha, às mãos – neste caso, pés – do ex-jogador do Benfica, Joan Capdevilla.

A ideia é incentivar as pessoas a ficarem em casa e, ao mesmo tempo, convidá-las à prática de desporto substituindo a bola por um rolo de papel higiénico.

Lionel Messi, Riqui Puig (FC Barcelona), Brahim Díaz (Real Madrid), João Felix, Pizzi, André Almeida, Bruno Fernandes, entre outros jogadores já aderiram a esta iniciativa. Além deles são muitos os internautas que aderiram ao challenge e desafiam amigos a dar toques num rolo de papel higiénico. Também o português Ruben Rua participou no desafio.

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Meanwhile… 🧻 #stayhome #ToiletPaperChallenge

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Um desafio bastante semelhante, inspirado no ToiletPaperChallenge foi criado pela artista Blaya Rodrigues. Em vez de dar toques no papel higiénico, os instagrammers devem “trabalhar” com a parte inferior das costas. O objetivo? Virar o rolo de papel sem o deixar cair.

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CHALLENGE DO PAPEL HIGIÉNICO! 😂 #challengeblaya

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A #StayAtHomeChallenge reúne a maior parte dos desafios criados em tempo de quarentena. Entre eles estão a partilha de fotografias de infância ou desenhos de cenouras ou frutas. Um desafio mais solidário entre o sexo feminino promove a partilha de uma fotografia a preto e branco com a publicação de textos solidários entre mulheres, entre os quais se podem ler incentivos como “devíamos cuidar umas das outras” ou “façamos algo positivo em vez de criticar”.

Amor à distância de um ecrã

Mas não só de desafios se faz uma quarentena. Inspirada na série da Netflix “Love is Blind”, o “Love is Quarantine” é uma conta de Instagram que tem por objetivo ajudar os internautas a encontrar a cara metade numa era de distanciamento social.

Criada por Thi Q. Lam e Rance Nix, dois colegas de quarto, o projeto opera entre o Instagram e a aplicação Google Sheets.

Os interessados inscrevem-se através da Google Sheets com informações pessoais como nome, idade, sexo e sexualidade. De seguida são contactadas por Rance Nix para certificar a vontade de participação e Thi Q. Lam coloca-as num dos 12 “pods” – células do documento Google equivalente aos quartos na série.

Os casais são apresentados por mensagem telefónica e os encontros são, na verdade, telefonemas. Finalmente os concorrentes gravam um depoimento antes, durante e depois do encontro descrevendo o que pensam da outra pessoa.

Os vídeos são depois publicados pelos moderadores no Instagram, sem revelar a cara dos participantes para criar um efeito surpresa entre os próprios.

Se o casal quiser avançar, o rosto dos concorrentes é revelado e podem continuar a falar de forma autónoma. Caso não gostem da outra pessoa, há sempre um segundo pretendente à espera.

Cada “temporada” da série corresponde a uma noite. De acordo com a CNN, já são 400 concorrentes à espera de serem escolhidos para a segunda temporada que será lançada na próxima quarta-feira (25) na conta Instagram do projeto.

Artigo editado por Filipa Silva.