Os desafios, também conhecidos por challenges, são comuns entre os utilizadores de redes sociais como o Instagram, Facebook e até mesmo no mais recente aplicativo TikTok. Em época de quarentena puxa-se pela imaginação como forma de passar o tempo. Já andou aos chutos a um rolo de papel higiénico?
Os instastories (que duram 24 horas) são a forma mais comum de encontrar os vídeos de desafios que têm vindo a inundar o Instagram. Um dos exemplos é o FlipTheSwitch challenge que apesar de ter surgido no Tiktok também agradou aos internautas do Instagram.
O desafio foi criado pelo casal Bella e Dallin Lambert e são precisas, no mínimo, duas pessoas em frente a um espelho. Enquanto uma grava, as restantes dançam ao som de “Nonstop”, até que se faça ouvir a voz de Drake e a luz se apague.
Segue-se uma troca de roupa e de posição dos participantes e a luz volta a acender-se mostrando o resultado final. Rita Pereira, Jennifer Lopez ou Alex Rodriguez são algumas das caras conhecidas que já cumpriram o desafio e o partilharam nas redes sociais.
ToiletPaperChallenge ou, em português, desafio do papel higiénico é outro movimento viral por estes dias e o primeiro a ser criado durante a quarentena. Na origem está a corrida aos supermercados pelos pacotes de papel higiénico que gerou uma reação da comunidade cibernáutica. O challenge nasceu em Espanha, às mãos – neste caso, pés – do ex-jogador do Benfica, Joan Capdevilla.
A ideia é incentivar as pessoas a ficarem em casa e, ao mesmo tempo, convidá-las à prática de desporto substituindo a bola por um rolo de papel higiénico.
Lionel Messi, Riqui Puig (FC Barcelona), Brahim Díaz (Real Madrid), João Felix, Pizzi, André Almeida, Bruno Fernandes, entre outros jogadores já aderiram a esta iniciativa. Além deles são muitos os internautas que aderiram ao challenge e desafiam amigos a dar toques num rolo de papel higiénico. Também o português Ruben Rua participou no desafio.
Um desafio bastante semelhante, inspirado no ToiletPaperChallenge foi criado pela artista Blaya Rodrigues. Em vez de dar toques no papel higiénico, os instagrammers devem “trabalhar” com a parte inferior das costas. O objetivo? Virar o rolo de papel sem o deixar cair.
A #StayAtHomeChallenge reúne a maior parte dos desafios criados em tempo de quarentena. Entre eles estão a partilha de fotografias de infância ou desenhos de cenouras ou frutas. Um desafio mais solidário entre o sexo feminino promove a partilha de uma fotografia a preto e branco com a publicação de textos solidários entre mulheres, entre os quais se podem ler incentivos como “devíamos cuidar umas das outras” ou “façamos algo positivo em vez de criticar”.
Amor à distância de um ecrã
Mas não só de desafios se faz uma quarentena. Inspirada na série da Netflix “Love is Blind”, o “Love is Quarantine” é uma conta de Instagram que tem por objetivo ajudar os internautas a encontrar a cara metade numa era de distanciamento social.
Criada por Thi Q. Lam e Rance Nix, dois colegas de quarto, o projeto opera entre o Instagram e a aplicação Google Sheets.
Os interessados inscrevem-se através da Google Sheets com informações pessoais como nome, idade, sexo e sexualidade. De seguida são contactadas por Rance Nix para certificar a vontade de participação e Thi Q. Lam coloca-as num dos 12 “pods” – células do documento Google equivalente aos quartos na série.
Os casais são apresentados por mensagem telefónica e os encontros são, na verdade, telefonemas. Finalmente os concorrentes gravam um depoimento antes, durante e depois do encontro descrevendo o que pensam da outra pessoa.
Os vídeos são depois publicados pelos moderadores no Instagram, sem revelar a cara dos participantes para criar um efeito surpresa entre os próprios.
Se o casal quiser avançar, o rosto dos concorrentes é revelado e podem continuar a falar de forma autónoma. Caso não gostem da outra pessoa, há sempre um segundo pretendente à espera.
Cada “temporada” da série corresponde a uma noite. De acordo com a CNN, já são 400 concorrentes à espera de serem escolhidos para a segunda temporada que será lançada na próxima quarta-feira (25) na conta Instagram do projeto.
Artigo editado por Filipa Silva.