Na China e na Europa, passando pelos Estados Unidos e Canadá, são várias as empresas farmacêuticas e institutos académicos e militares a desenvolverem vacinas contra a COVID-19, com testes em humanos prestes a começar. O mais recente desenvolvimento diz respeito à China, país onde começou a pandemia que, à data, soma 11.868 mortes em todo o mundo.

A cadeia de televisão estatal chinesa, CCTV, deu a conhecer na terça-feira que uma equipa de investigadores liderada pela epidemiologista Chen Wei, da Academia de Ciências Médicas Militares, foi autorizada a arrancar com ensaios clínicos de uma vacina contra a COVID-19 em humanos.

De acordo com a mesma fonte, o teste, desenvolvido em parceria com a empresa CanSino Biologics, estará na linha da frente “entre nove tratamentos possíveis, em desenvolvimento por cientistas chineses”, explica o “South China Morning Post”.

Chen Wei conta que a potencial vacina foi desenvolvida seguindo “padrões internacionais e regulamentos nacionais”, tendo em vista uma produção “segura, eficaz, de qualidade controlada e em massa”.

O alvo é, como se sabe, o vírus SARS–CoV-2, causador da doença COVID-19. Tendo em conta que este coronavírus partilha a esmagadora maioria do material genético do coronavírus da SARS (que apareceu também na China em 2002), os investigadores estarão a aproveitar muita da investigação já realizada sobre coronavírus.

De acordo com o jornal “The Guardian”, os dois coronavírus consistirão em duas tiras da molécula “mRNA” (ácido ribonucleico mensageiro) encapsuladas numa proteída em forma de esfera com picos. São essas “antenas” que o tonam capaz de se agarrar às células que revestem o pulmão humano e sequestrar-lhes o mecanismo de reprodução, fazendo mais cópias de si próprio.

O jornal britânico diz também que serão já 35 as empresas e instituições académicas a testarem, neste momento, uma possível vacina contra a COVID-19.

Na Europa, de quem mais se fala é da CureVac, uma farmacêutica alemã recentemente envolvida numa polémica entre Donald Trump e o governo de Angela Merkel, depois de o jornal alemão Welt” ter noticiado que a administração norte-americana teria oferecido à companhia alemã uma grande quantia de dinheiro para garantir os direitos da vacina, mas “apenas para os EUA”. A Curevac, no entanto, negou ter recebido tais ofertas do governo dos EUA.

No site oficial, a CureVac confirma que no dia 2 deste mês, o antigo diretor geral Daniel Menichella, foi convidado pela Casa Branca para “discutir estratégias e oportunidades para o rápido desenvolvimento e produção de uma vacina para o coronavírus” com Donald Trump e Mike Pence e vários membros, numa “task-force” criada pelo governo norte-americano para combater o novo coronavírus. Depois desta reunião, a CureVac substitui o seu diretor-geral por três vezes nas últimas duas semanas.

A empresa espera poder começar a testar a vacina em junho ou julho e assegura que tem capacidade para “produzir uma vacina em massa, se necessário, num momento de emergência”. “Podemos fazer 10.000 mil, 100.000 mil ensaios, podem chegar a 1 milhão, se quiserem. Temos o material pronto para fazer”, assegurava o anterior CEO Ingmar Hoerr.

A resposta da CureVac ao novo coronavírus é reconhecida pela Comissão Europeia, que está disposta a financiar monetariamente a empresa alemã. A Comissão avançou esta semana que o financiamento poderá chegar aos 80 milhões de euros, com o objetivo de “escalar o desenvolvimento e produção da vacina contra o coronavírus na Europa”.

Em comunicado, a Comissão Europeia assegura que o tema foi discutido por videoconferência entre os gestores da CureVac e a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, Marya Gabriel, comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude e o vice-presidente do Banco Europeu de Investimento.

A BioNTech, farmacêutica alemã, aliou-se à Pfizer para acelerar o desenvolvimento de sua própria vacina de “mRNA”, com a intenção de iniciar os testes clínicos em abril.

A empresa norte-americana Moderna também começou a fazer testes com a vacina experimental na passada segunda-feira, numa aliança com Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA.

A empresa de biotecnologia que sequenciou o gene do vírus em 42 dias, vai agora testar a vacina em 45 voluntários, numa faixa etária entre os 18 e 55 anos, oferecendo 1.100 dólares a cada voluntário para poder participar no teste. No entanto, os responsáveis de saúde norte-americanos avisam que vai demorar entre um ano e ano e meio para perceber se a vacina é segura e eficaz.

Israel também está na corrida para encontrar uma vacina para a COVID-19. O jornal israelita Haaretz noticia que os cientistas do Instituto de Pesquisa Biológica de Israel esperam anunciar nos próximos dias, que concluíram o desenvolvimento de uma vacina para o novo coronavírus COVID-19. Para que a vacina possa ser considerada eficaz e segura, esta nova pesquisa vai ter que passar por “uma série de testes que se devem prolongar por muitos meses”, assegura a publicação online.

Numa série anúncios, a Medicago, uma empresa biofarmacêutica do Canadá, anunciou a produção de “uma partícula semelhante ao vírus VLP (moléculas que se assemelham ao vírus, mas não são infeciosas porque não contêm material genético viral), do coronavírus em apenas 20 dias após a obtenção do gene SARS-CoV-2 (vírus causador da doença COVID-19).

Em comunicado, a empresa sediada no Quebec, assegurou que a “produção do VLP é o primeiro passo no desenvolvimento de uma vacina para COVID-19, que agora passará aos testes pré-clínicos de segurança e eficácia”. Concluído este processo, a Medicago espera iniciar os testes da vacina em humanos em julho ou agosto deste ano.

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde não esperam que chegue ao mercado uma vacina devidamente testada e aprovada antes de meados do ano que vem.

Ao nível mundial, o novo coronavírus infetou até este sábado (21) mais de 284 mil pessoas, das quais perto de 90 mil recuperaram e 11.868 morreram.

Até ao momento, Itália é o país que regista o maior número de mortes: são agora mais de 4 mil. Na China, segundo país com mais óbitos, perto de 3.300 pessoas morreram com a COVID-19. Em Portugal, o número é agora de 12 mortes.

Artigo editado por Filipa Silva