São mais de 436 mil artigos de proteção para a pandemia de COVID-19 – quase 40 mil luvas, cerca de 4.600 máscaras, entre outros materiais de proteção como batas, resguardos de calçado, proteção ocular, toucas e fatos de proteção integral – que a Universidade do Porto (UP) doou aos hospitais de São João e de Santo António, no Porto. A recolha de materiais foi feita pelas diferentes faculdades e centros de investigação daquela instituição durante três dias.

Os materiais foram recolhidos de acordo com uma lista elaborada pelos dois hospitais, a partir da qual foi feito o pedido às faculdades e aos centros de investigação. Em comunicado a UP, explica que foram nove as unidades orgânicas doadoras – “faculdades de Medicina Dentária (FMDUP), de Ciências (FCUP), de Desporto (FADEUP), de Engenharia (FEUP), de Farmácia (FFUP), e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), bem como o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO)”.

As doações recolhidas foram acondicionadas em 320 caixas e entregues na passada sexta feira, 20 de março. No documento referido, o vice-reitor da UP, Pedro Rodrigues, explica o processo: “o material foi recolhido na Reitoria, na Casa Comum, inventariado, etiquetado, acondicionado e dividido em lotes iguais para os dois hospitais”.

Esta iniciativa junta-se a um conjunto de medidas no combate ativo à transmissão do novo coronavírus, pela Universidade do Porto. A instituição ativou no passado dia 05 de março um Plano de Contingência, que inclui como principal medida a suspensão de todas as atividades letivas em todas as faculdades. Além disso, foi criada uma Task-Force e um website que disponibiliza todas as informações sobre a COVID-19 para toda a comunidade académica.

Recorde-se ainda que os hospitais de São João e de Santo António são as principais unidades de saúde no combate à pandemia de COVID-19 no Norte do país, zona com mais casos registados em Portugal (1.007 confirmados nesta segunda-feira).

Artigo editado por Filipa Silva.