A Câmara de Ílhavo decidiu encerrar os acessos dos passadiços das Praias da Barra e da Costa Nova ao público, complementando assim as restrições de acesso aos paredões das praias. A medida entra em efeito já amanhã, quinta-feira (26), de acordo com o comunicado de imprensa emitido esta manhã pela autarquia.

Esta medida surge após ter sido registada uma concentração de pessoas no paredão da Barra, apesar dos vários apelos feitos pelo Ministério da Saúde, da Direção-Geral da Saúde, assim como do próprio presidente da autarquia, para que as pessoas permaneçam em suas casas.

Nesse sentido, a Câmara de Ílhavo decidiu tomar medidas de restrição de acessos a locais público que “não permitem o cumprimento da regra de segurança estabelecida para o distanciamento social (cerca de dois metros) como é o caso dos passadiços do cordão dunar, mantendo-se abertos os acessos às praias”, lê-se no comunicado.

Contactada pelo JPN, a autarquia esclarece que os acessos às praias serão mantidos uma vez a decisão de encerramento destas é da responsabilidade da Capitania do Porto de Aveiro.

Na nota de imprensa, Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de ílhavo, insiste que “a restrição de determinados direitos, como a livre circulação, é um mal menor para salvar um bem maior que é a saúde pública e a vida de todos nós. É importante não sair de casa”.

A Autarquia informa também que vai começar a produzir no Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo – cerca de 175 viseiras de proteção.

As viseiras vão “fornecer a necessária proteção aos profissionais de saúde” uma vez que serão produzidas em equipamento modelar 3D com a incorporação de folhas descartáveis de vinyl transparente.

Por fim, estes equipamentos de proteção serão entregues ao Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que receberá 50 unidades, aos Centros de Saúde de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré e a Santa Casa da Misericórdia que receberão 25 viseiras por entidade, e aos Bombeiros Voluntários de Ílhavo a quem serão distribuídas 50 unidades.

Artigo editado por Filipa Silva