Com os casos do novo coronavírus a subirem cada vez mais no território português tanto ao nível de óbitos como de casos confirmados, a Associação Protetora dos Diabéticos em Portugal decidiu criar uma linha de atendimento gratuita para todos os portugueses que são diabéticos, informou a organização em comunicado esta quarta-feira.

O objetivo da criação desta linha é essencialmente controlar as deslocações das pessoas com este problema de saúde aos hospitais quando há o surgimento de alguns sintomas, para evitar o contágio e estabelecendo também uma comunicação mais facilitada com este grupo de risco.

O presidente da APDP, José Manuel Boavista, garante, no comunicado de imprensa, que esta nova medida serve para “dar resposta às necessidades de uma população de elevado risco que necessita de manter um bom controlo e não poder abandonada nas suas casas”.

Acrescenta ainda que as pessoas que devem ter mais cuidado e cumprir quarentena obrigatória, são as que têm mais de 60 anos e sofrem de diabetes.

Nesta nova linha de apoio vão participar quatro enfermeiros especializados, que terão como função dar “conforto e os cuidados à distância às pessoas com diabetes que recorram a este serviço”, sendo que mais profissionais de saúde vão juntar-se ao longo das próximas semanas.

O número da linha telefónica é o 21 381 61 61, e numa primeira fase vai estar disponível das 08h00 às 20h00, incluindo fins de semana.

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal apela ainda à “solidariedade” das empresas de telecomunicações para que apoiem esta linha e, através dela, as pessoas com diabetes e os cuidadores que dela necessitem.

Em novembro do ano passado, o presidente da APDP afirmava, em declarações ao jornal “Público”, que Portugal “é o país da União Europeia que tem mais pessoas com diabetes”, estimando em cerca de um milhão de pessoas com a doença e em dois milhões as que estarão em risco de a ter.

Artigo editado por Filipa Silva