Os ponteiros do relógio vão adiantar 60 minutos na madrugada de domingo (29) em Portugal. Esta mudança deve-se à passagem da hora legal de inverno para a hora de verão, sendo que os dias vão ficar mais longos.

Em Portugal Continental e na Madeira, os relógios vão ser adiantados uma hora, à 01h00. Nos Açores, a mudança vai ser feita às 00h00 locais, passando para 01h00.

O horário de verão vai manter-se até ao dia 25 de outubro, altura em que a hora vai mudar para o regime de inverno.

Em março do ano passado, o Parlamento Europeu aprovou o fim da mudança de hora a partir de 2021. No entanto, a medida ainda precisa de aprovação por parte do Conselho da União Europeia (UE), que ainda não chegou a um consenso.

Segundo o relatório elaborado pelo Parlamento, cada Estado-membro deve decidir se quer aplicar a hora de verão ou a hora de inverno. Contudo, os países da UE devem coordenar entre si a escolha das respetivas horas legais, de modo a salvaguardar o bom funcionamento do mercado interno.

O relatório propõe que a última mudança obrigatória para a hora de verão ocorra em março de 2021. Os Estados-membros que optem pela hora de inverno, acertariam ainda os relógios em outubro do mesmo ano. Após essa data, as mudanças de hora sazonais deixariam de ser possíveis.

A Comissão Europeia colocou em cima da mesa a proposta de acabar com a mudança da hora depois de realizar, no verão de 2018, um inquérito público, no qual 84% do total de 4,6 milhões dos europeus inquiridos votou a favor de acabar com a mudança da hora.

Atualmente, existem três fusos horários na UE: a hora da Europa Ocidental ou Tempo Médio de Greenwich (Portugal, Irlanda e Reino Unido), a hora da Europa Central (17 Estados-membros), e a hora da Europa Oriental (Bulgária, Chipre, Estónia, Finlândia, Grécia, Letónia, Lituânia e Roménia). Para os Açores e as Ilhas Canárias vigoram disposições especiais.

Artigo editado por Filipa Silva