O dia 01 de abril é, normalmente, um dia de brincadeiras e partidas. Como forma de assinalar o dia, várias pessoas e até empresas, espalham boatos e notícias falsas pelas redes sociais. Uma das empresas que, por norma, tira grande proveito do Dia das Mentiras é a Google. Contudo, este ano a multinacional decidiu cancelar os planos, devido à pandemia do novo coronavírus.  

Em anos anteriores, a Google pregou várias partidas aos utilizadores: por exemplo, divulgou uma ferramenta que desvendava os pensamentos das tulipas, uma opção de fazer caça ao tesouro através do Google Maps, a criação do Google Tradutor para animais, entre outras.

Porém, este ano, a empresa decidiu quebrar a tradição e não participar no Dia das Mentiras “por respeito a todos os que lutam contra a pandemia de COVID-19”, lê-se num e-mail interno divulgado pela Businees Insider.

“O nosso maior objetivo agora é ajudarmos as pessoas, portanto guardemos as piadas para o próximo abril, que será sem dúvida muito mais positivo do que este”, acrescenta a multinacional no mesmo documento.

O e-mail, assinado por Lorraine Twohill, responsável do departamento de marketing da Google, pede que todos os planos sejam cancelados. “Já parámos os esforços centralizados para o Dia das Mentiras, mas percebemos que possam existir projetos mais pequenos dentro de equipas que não conhecemos. Por favor, eliminem esses esforços e garantam que as vossas equipas coloquem em pausa quaisquer piadas que tenham planeado – quer internamente quer externamente”, escreve Lorraine Twohill.

PSP “cancela” o 01 de abril

As restrições à tradição não se ficam por aqui. Em Portugal, a Polícia de Segurança Pública (PSP), “cancelou” o Dia das Mentiras. Na publicação feita esta manhã no Facebook, a PSP afirma que “nenhuma brincadeira se adequa ao momento que estamos a viver”.  Numa altura em que o país se encontra em estado de emergência, a força de segurança acrescenta que “ficar em casa é o melhor que pode fazer por si e por nós”.

Em países como a Tailândia, Índia e Taiwan as medidas são mais severas

Na Tailândia, o Governo afirma no Twitter que “é contra a lei fingir estar infetado com COVID-19 neste Dia das Mentiras”. Segundo a agência noticiosa Reuters, quem fizer piadas do Dia das Mentiras sobre o novo coronavírus pode ter que enfrentar até cinco anos de prisão.

Em Taiwan, o Presidente Tsai Ing-wen alertou, através do Facebook, que a partilha de informação falsa sobre a COVID-19 pode custar uma multa até 90 mil euros e uma pena de prisão que pode ir até aos três anos.

Já na Índia, os cidadãos também foram avisados pelas autoridades que as eventuais piadas podem ter consequências legais.

O surto que começou na China espalhou-se, em poucas semanas, pelo mundo e já infetou mais de 860 mil pessoas e provocou cerca de 42 mil mortes. Em Portugal, existem 8.251 infetados e 187 mortes pelo novo coronavírus.

Artigo editado por Filipa Silva.