Numa altura em que parte da população mundial permanece em casa, devido à COVID-19, o Facebook criou um serviço de entreajuda no seu Centro de Informação sobre a doença, noticiou a agência de notícias Lusa. O anúncio da ativação da “Comunidade de ajuda” foi feito esta terça-feira (31) e dá conta de que os utilizadores vão poder usar o serviço para se informarem sobre a pandemia do novo coronavírus ou até pedir ajuda.

Segundo a Lusa, já podem ser encontradas no serviço tanto solicitações como propostas ligadas à crise económica e sanitária. Esta nova funcionalidade permite que os utilizadores particulares se possam oferecer para fazer compras para as pessoas mais vulneráveis e que optam por não sair de casa. As associações que providenciam refeições aos sem-abrigo podem também fazer uso deste serviço para procurar voluntários.

“O objetivo passa por facilitar a troca de contactos e ações num raio de 80 a 100 quilómetros. Os utilizadores podem definir o raio de ação”, acrescenta a LUSA. O serviço vai ainda permitir que os utilizadores façam doações a instituições locais ou internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O serviço de entreajuda, que está a ser desenvolvido há já duas semanas, vai ficar disponível para os Estados Unidos da América nos próximos dias e dentro de semanas a todos os países.

O Centro de Informações COVID-19 do Facebook, já foi lançado no passado dia 18 de março em alguns países no mundo, mas ainda não está disponível em Portugal. O objetivo da iniciativa é fazer frente à informação falsa e errada que tem circulado pelas redes sociais.  

“Nesta fase, conectamos mais de mil milhões de pessoas com recurso das autoridades de saúde por meio do nosso Centro de Informações e janelas ‘pop-up’ educacionais no Facebook e Instagram”, afirmou a rede social, ao justificar que mais de 100 milhões dessas pessoas clicaram nos “links” para obter mais informação.

Artigo editado por Filipa Silva.