Entrou em funcionamento esta segunda-feira (30) a linha telefónica gratuita criada pela Associação Nacional das Farmácias (ANF) que facilita o acesso a medicamentos por todo o Continente e Ilhas. A linha funciona 24 horas por dia e os grupos de risco são prioridade.

Quem necessitar de medicamentos ou de outros produtos de farmácia, basta ligar para o número 1400, de qualquer rede móvel ou fixa, e fazer a sua encomenda. As chamadas são gratuitas e cada utente tem a possibilidade de escolher a farmácia que deseja que lhes venda os medicamentos, que serão entregues em casa.

Caso a farmácia em causa não tenha a medicação, o utente é informado pelo atendimento telefónico sobre quais as farmácias mais próximas com os medicamentos disponíveis. A linha funciona 24 horas por dia.

No que diz respeito às entregas, algumas farmácias garantem a entrega gratuita – suportada pela própria equipa, ou em parcerias com juntas de freguesia, IPSS- Instituições Particulares de Solidariedade Social e outros projetos de voluntariado. No entanto, algumas pequenas farmácias não possuem os recursos necessários para garantirem as entregas sem custos. Nestes casos, a ANF fez um protocolo com os CTT- Correios de Portugal proporcionando cada entrega por um valor de 3,69 euros. A rede de emergência Abem garante também a comparticipação deste serviço às pessoas mais necessitadas, em articulação com as autarquias locais, esclareceu fonte oficial da ANF ao JPN.

O serviço é especialmente recomendado e dará prioridade aos doentes de risco, com doenças crónicas ou com mais de 60 anos, por se tratarem de cidadãos que, devido à sua idade ou condição de saúde, são recomendados a abster-se de qualquer saída à rua, durante a pandemia de COVID-19.

“As farmácias montaram em tempo recorde um serviço farmacêutico telefónico de abrangência nacional. Todos devemos evitar sobrecarregar a linha com pedidos desnecessários, para ser possível responder de imediato às necessidades urgentes e das pessoas mais frágeis”, apela Paulo Cleto Duarte, presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF).

Em comunicado, a ANF explica que, após efetuada a chamada, os utentes são contactados pela farmácia escolhida, de forma a esclarecer todas as dúvidas e alertar para os benefícios, riscos e instruções a seguir para o bom uso dos medicamentos.

A linha pode ainda ser usada para planear visitas à farmácia e o serviço garante a cada utente que terá à sua espera, na farmácia escolhida, todos os medicamentos e produtos de que necessita. Em caso de ruturas, explicou também a ANF ao JPN, os farmacêuticos estão capacitados para sugerir aos doentes alternativas terapêuticas equivalentes e seguras. As ordens dos Médicos e dos Farmacêuticos estão a trabalhar em conjunto para a criação de uma lista de substituições terapêuticas, em caso de necessidade.

“A pandemia pode ter colocado em causa as visitas à farmácia, mas jamais o serviço farmacêutico completo e seguro. As farmácias continuam próximas de qualquer português, a cada segundo que passa”, garante o presidente da ANF.

O serviço dispõe de diversas modalidades de entrega e, desta forma, as farmácias garantem a entrega de medicamentos ao domicilio, em todo o país, em parceria com as autarquias, com as IPSS e com os CTT.

A Associação Nacional das Farmácias conta com 2.750 farmácias associadas, cerca de 96% das farmácias existentes em Portugal.

Artigo editado por Filipa Silva