Um ano depois da inauguração, a Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto (UP) celebra o aniversário com o lançamento de uma nova plataforma digital de conhecimento. De portas fechadas devido à pandemia da COVID-19, o espaço cultural leva as comemorações para o online através do lançamento de podcasts educativos, já a partir desta sexta-feira, 03 de abril.

O projeto da UP, que ao longo do último ano tem servido de ponte entre a Academia e a população da cidade, renomeia-se temporariamente como “Causa Comum“. À luz da situação que se vive atualmente, a programação cultural do espaço, que receberia mais de 100 eventos até ao mês de maio, transita para uma nova plataforma na Internet.

Em comunicado de imprensa, a vice-reitora da UP para a Cultura, Fátima Vieira, considera que a Casa Comum tem vindo a fazer “um trabalho consistente de divulgação de ciência e de promoção de pensamento crítico, inovação e criatividade, e a trabalhar temas transversais a todas as atividades”.

Em época de pandemia, a iniciativa vira-se agora para “o espaço ampliado da Internet, onde a participação será certamente mais alargada”, explica.

Educar através do som

A primeira grande aposta da nova Casa Comum digital passa pela criação de podcasts educativos. Os programas focam-se em temas relacionados às áreas da cultura e da ciência, abrangendo temas que normalmente pautam a programação do espaço. São esperadas discussões sobre artes plásticas, fotografia, música, teatro, literatura, cinema e artes performativas, entre vários outros.

Esta nova plataforma arranca esta sexta-feira, 03 de abril. Para já, são seis os podcasts que figuram no projeto, com 13 episódios disponíveis desde o arranque. O objetivo é que todos os projetos fiquem no ar mesmo após a fase de isolamento.

“O Som das Imagens”, “Ora Ouçam Só Isto”, “Saber Ler, Ver e Ouvir”, “Agentes de Mudança” (que está a receber colaborações de todos os que nele queiram participar), “Autores U.Porto” e “i3S Library Talks” são os formatos que, ao longo das próximas semanas, vão trazer novos episódios com a contribuição de pensadores portugueses e internacionais de diversas áreas do conhecimento.

Estes projetos áudio são o resultado do trabalho conjunto de investigadores, professores e estudantes e alumni das 14 faculdades, da Porto Business School e dos 49 centros de investigação da UP. Juntam-se, também, núcleos de museus e espaços culturais pertencentes à Universidade, bem como uma lista de grupos de extensão universitária: o Orfeão Universitário do Porto, o Teatro Universitário do Porto, o Coral de Letras, o Núcleo Etnográfico e Folclórico da U.Porto e a Sociedade de Debates UP.

Ao longo do último ano, a Casa Comum da Reitoria da UP acolheu mais de 280 eventos, que foram desde aulas abertas à cidade a seminários, passando por workshops, que receberam mais de 41 mil participantes de todas as idades.

Artigo editado por Filipa Silva.