Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 712 casos de infeção pelo novo coronavírus. Esta terça-feira, o número subiu para 12.442, o que equivale a uma taxa de crescimento de cerca de 6% – mais dois pontos percentuais em relação a ontem (4%). Desta forma, Portugal passa a ser o 14º país com mais casos confirmados, a nível mundial. Segundo o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), há mais 34 óbitos a lamentar – no total, são 345 as vítimas mortais. Já o número de recuperados aumentou de 140 para 184.

Segundo os dados da DGS, o Norte continua a ser a região mais afetada: tem um total de 7.052 infetados e 186 óbitos. Lisboa e Vale do Tejo é a segunda região com mais casos: 3.185; os óbitos são 64. O Centro, apesar de registar menos casos confirmados (1.766), continua a apresentar mais mortes (88) do que Lisboa e Vale do Tejo. Já o Algarve tem 234 infetados e 7 óbitos. Por último, o Alentejo (com 85 casos), os Açores (68) e a Madeira (52) continuam sem registar nenhuma vítima mortal.

7 abril
Ilustração: Beatriz Cunha

Do conjunto de 345 óbitos já registados, 290 ocorreram entre pessoas com 70 anos ou mais, o equivalente a 86% do total.

É no Grande Porto que se encontram os cinco concelhos – depois de Lisboa, que apresenta 754 infetados – com mais casos confirmados a nível nacional. Segundo o ponto de situação atual adiantado pela DGS, o Porto tem 730 casos, Vila Nova de Gaia 551, Gondomar 528, Maia regista 465 e Matosinhos apresenta 416 casos.

7 abril
Ilustração: Beatriz Cunha

Há, de momento, 1.180 pessoas internadas, 271 das quais em unidades de cuidados intensivos.

Já são 1.435 os profissionais de saúde infetados

Hoje, dia 7, comemora-se o Dia Mundial da Saúde, e há 72 anos nascia a Organização Mundial da Saúde (OMS). “O que normalmente era uma efeméride que o setor assinalava passando mais ou menos despercebida pela população em geral, hoje é o marco na luta das nossas vidas, com o mundo a braços com a mais grave pandemia dos últimos 100 anos“, começou o secretário de Estado da Saúde, na conferência de imprensa da DGS desta terça-feira.

Neste sentido, dada a importância do trabalho exercido pelos profissionais de saúde, António Lacerda Sales explicou que os concelhos de administração dos diferentes hospitais têm autonomia para fazer contratação direta, no âmbito desta pandemia. Segundo o secretário de Estado, “neste momento, já foram feitos mais de 1.400 contratos com profissionais de saúde de todas as áreas” para o combate ao novo coronavírus.

Atualmente, Portugal regista um total de 1.435 profissionais de saúde infetados, como adiantou o secretário de Estado na conferência de imprensa. Deste valor, 370 são enfermeiros, 240 são médicos. Os restantes 825 são assistentes técnicos, assistentes operacionais, outros técnicos.

António Lacerda Sales destacou ainda o trabalho feito pela linha SNS24, que “continua a ser a porta de entrada primordial do Sistema Nacional de Saúde”. Como avançou, já é possível um tempo médio de espera, no atendimento, “abaixo dos 3 minutos”.

Subdiretor-geral da saúde pede prudência e cumprimento das medidas de contenção

Nos últimos dias, tem-se assistido “na comunicação social a algum alento pelos números mais baixos”. Por este motivo, o subdiretor-geral da Saúde pediu prudência: “apesar de naturalmente estarmos contentes porque os números são, neste momento, mais baixos do que já foram, queríamos solicitar alguma prudência na interpretação destes números“.

Além disso, Nuno Cruz reforçou que o isolamento social e as medidas de contenção devem ser mantidas durante a Páscoa, “para não abrandar os esforços feitos até agora”, explicou.

Aveiro recebe 2 mil testes de rastreio

Quando confrontado sobre o número elevado de mortes (15) no lar de Santa Casa da Misericórdia, em Aveiro, o secretário de Estado da Saúde explicou que a zona e o hospital têm recebido “uma afluência superior ao expectável“. A preocupação sentida pelo presidente da Câmara de Aveiro tem sido acompanhada pela DGS, garantiu António Lacerda Sales.

“Estão a ser feitos todos os esforços para que a situação de Aveiro seja o mais rapidamente resolvida”, assegurou. Neste sentido, vão ser distribuídos hoje 10 mil testes para zona Centro – deste valor, 2 mil são para Aveiro. Além disso, vão ser testados esta terça-feira dois lares na região, “com cerca de 80 testes“, informou.

Capacidade de testagem diária nos 11 mil testes

A propósito da capacidade de testagem, o subdiretor-geral da Saúde afirmou que tem sido aumentada. “Percebo que qualquer cidadão a quem se lhe peça um teste gostaria de o fazer de imediato e não esperar 24, 48 horas”. Neste sentido, “temos aumentado muito a capacidade de testes, quer do SNS, quer dos convencionados”, esclareceu.

No entanto, muitas vezes essa capacidade de resposta acaba por não ser assim tão rápida e os utentes ficam a aguardar o resultado ainda alguns dias. Nuno Cruz reconheceu que não sabe “os tempos de espera em todos os locais”, mas garantiu que estão a ser feitos esforços no sentido de aumentar a testagem diária.

O secretário de Estado da Saúde adiantou que a capacidade de testagem diária se mantém nos 11 mil testes – 7 mil público, 4 mil no privado. De acordo com António Lacerda Sales, 1 de abril foi o dia de maior testagem, com um total de 9 mil e cem testes.

“Numa altura de perdas, a DGS vive uma particularmente difícil”

Na conferência de imprensa desta terça-feira foram ainda dadas as condolências à família e amigos da subdiretora-geral da Saúde, Catarina Sena, que faleceu esta segunda-feira “Numa altura de perdas, a DGS vive uma particularmente difícil“, lamenta o secretário de Estado da Saúde.

Catarina Sena era subdiretora-geral da DGS desde 2008. Faleceu com 47 anos, vítima de doença prolongada. “Uma perda que todos lamentamos“, sublinhou António Lacerda Sales.

Artigo editado por Filipa Silva