A Engenharia Rádio (ER), a única rádio universitária oficial da cidade do Porto, comemora 13 anos de existência contínua com uma programação especial para o período de quarentena, que estreou este fim de semana. O lançamento da nova grelha é motivado pela pandemia da COVID-19 e inclui novos programas, playlists temáticas, diretos, além de uma renovação da seleção musical.

A rádio universitária, sediada na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), pretende, com a nova programação, criar um novo dinamismo na emissão para prender e angariar novos ouvintes que possam não conhecer ainda o projeto. Além disso, com a divulgação de músicas menos conhecidas, a ER mantém o seu papel de engrandecer e disseminar novas composições. O planeamento conta com uma mudança nas playlists e uma seleção mensal de músicas, “tornando-a imprevisível”, abordando diversos géneros que atendem aos gostos dos mais variados grupos de jovens.

Além de singles de artistas como Protomartyr, Car Seat Headrest, Thundercat, Yves Tumor e DIY Punk, a rádio também vai contar com programas de maior duração como podcasts, além de conteúdos novos nos programas anteriores. A grelha deste mês conta com quatro playlists temáticas:

• Electro: todas as quartas-feiras e sábados à noite, os ouvintes vão contar com músicas eletrónicas das mais variadas;
  • ERn’B: uma nova playlist dedicada aos blues, slow dance e R&B clássico e contemporâneo, reservado para os meios de tarde;
  • Seleção Nacional: diversas músicas de origem portuguesa para os amantes das composições nacionais;
  • Sun: uma playlist criada para aproveitar o final de tarde, com músicas diversas que para momentos com amigos, família ou qualquer outro ambiente em que se encontra.
Grelha de emissão dos novos programas e especiais da rádio universitária.

Novos programas vão surgir no âmbito da nova grelha, como o “INESC TEC Science Bits”, um podcast sobre novas tendências da tecnologia e da ciência; e Conspiração da Teoria, um podcast sobre teorias da conspiração, as suas origens e explicações.

A ER já completou 13 anos de emissão contínua e possui atualmente 60 colaboradores de nove faculdades da UP. Qualquer interessado em participar no projeto, que faça parte da Academia do Porto, pode preencher o formulário no site.

Artigo editado por Filipa Silva.