A partir de segunda-feira, dia 20 de abril, entram em vigor novos sinais de trânsito que foram aprovados por Decreto Regulamentar em outubro do ano passado. Os novos sinais são diversos para atender a necessidades de regiões específicas, além de também melhorarem a sinalização de locais ecológicos e turísticos. As novas placas incluem também indicações culturais, geográficas, informações, símbolos e até indicações dos sinais de condutores e reguladores de trânsito.
Dos novos sinais, um dos de maior destaque é o de “Zona residencial ou de coexistência”, que se aplica a regiões partilhadas por carros e pessoas. Foi publicado um documento a explicar as condições em que esta placa pode vir a ser utilizada. A “Zona 30” também é uma novidade com premissas próprias. De acordo com as informações, a velocidade nestas zonas será limitada aos 30km/h com o objetivo de assegurar a segurança individual de peões e condutores, além de garantir um ambiente saudável sem muito ruído e poluição.
A sinalização cultural e turística também vai aumentar com diversas placas específicas para circuitos e pontos turísticos.
Placas de perigo, principalmente sobre a travessia de animais selvagens, vão ser colocadas em lugares estratégicos nas estradas onde há maiores incidentes deste género. Évora e Montemor-o-Novo são algumas das autarquias que receberão sinais de travessia de anfíbios, que morrem aos milhões todos os anos nas estradas portuguesas. Também o lince-ibérico foi contemplado com uma placa própria, e deverão ser visíveis em concelhos como o de Mértola, no Alentejo.
A explicação de todas as novas placas e sinalizações pode ser consultada no documento publicado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Algumas das principais placas e suas definições podem ser vistas abaixo.
A ANSR lançou uma campanha a partir desta terça-feira, “Novos sinais, maior segurança”, para dar a conhecer a nova sinalização aos condutores. A campanha decorre até ao dia em que os sinais entram em vigor.
Estas mudanças e aperfeiçoamentos nas sinalizações de trânsito alinham-se com os objetivos do Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária (PENSE 2020), o qual tenta melhorar as condições nas ruas e estradas, diminuindo os riscos para peões e condutores.
Artigo editado por Filipa Silva