A Casa da Música, no Porto, faz esta quarta-feira 15 anos e para comemorar a ocasião criou uma plataforma, aberta ao público, que disponibiliza concertos previamente gravados. O diretor artístico da instituição, António Jorge Pacheco, contou ao JPN que o conteúdo do blogue vai ser atualizado pelo menos até ao fim de abril. As celebrações deviam ser feitas com música ao vivo, mas o isolamento social devido à COVID-19, impossibilitou tal acontecimento.

A plataforma, que é um blogue, abriu esta quarta-feira (15) às 10 da manhã com um conjunto de concertos, um postal musical da Orquestra Sinfónica da Casa da Música e ainda com várias fotografias de 15 artistas que passaram pelo edifício, projetado por Rem Koolhass, ao longo da sua história.

António Jorge Pacheco, diretor artístico da Casa da Música, explica a escolha: “é a melhor plataforma que nós encontramos, diferente daquilo que são as redes sociais que são sempre muito agitadas e muito ruidosas”. O blogue permite que os vídeos sejam transmitidos em alta qualidade – quer de imagem, quer de som.

Ao longo do dia, os visitantes podem ainda contar com mensagens gravadas por figuras da “Casa”, testemunhos e republicações de material fornecido pelo público, através da hashtag #15anoscasadamúsica. António Jorge Pacheco explica que “as pessoas vão poder aceder à memória da Casa e aos concertos que marcaram a sua história“. “Esta é a única e a melhor forma que temos neste momento de continuar em contacto com o público e continuar a nossa missão [de fazer música]”, acrescenta o responsável.

Com a finalidade de continuarem ativos e a interagirem, ainda que remotamente, com o público, os músicos da “Casa” vão gravar excertos de obras, com o equipamento que têm disponível nas suas habitações. A celebração dos 15 anos termina com a transmissão da Missa em Si Menor, de Johann Sebastian Bach, pela Orquestra Barroca, com o Coro e Coro Infantil da Casa da Música às 22h00.

A plataforma foi pensada para todas as faixas etárias e todos os públicos: “nós temos desde concertos dos nossos agrupamentos residentes, até atividades do serviço educativo, algumas para serem feitas em família, como é o caso das plataformas e os esquemas que nós fazemos através da Digitópia, que permite que as pessoas em casa, seguindo as instruções que vão estar online, possam até fazer música em conjunto, de uma forma muito acessível e muito intuitiva”, explica o diretor artístico.

O conteúdo da plataforma vai estar “disponível durante algum tempo ainda”, acrescenta António Jorge Pacheco.

“Nesta altura, em que estamos todos em confinamento e em isolamento, a música pode ter um papel ainda mais importante na vida das pessoas”, comenta.

Para além dos novos conteúdos, às 19h00 vai ser transmitido no Facebook da Casa da Música um concerto. Este concerto faz parte de um conjunto de espetáculos que são transmitidos todos os dias, à mesma hora, por diferentes salas europeias de concertos que pertencem à European Concert Hall Organization (ECHO).

“Hoje, particularmente, combinamos com todos os nossos parceiros e amigos que todos iam transmitir à mesma hora um concerto da Casa da Música, que temos em gravação, é uma Orquestra Sinfónica da Casa da Música e, portanto, vai ser uma difusão internacional com um alcance enorme”, explica António Jorge Pacheco. A iniciativa que teve início a 23 de março já conseguiu alcançar cerca de três milhões de visualizações.

Com 15 anos de história, a Casa da Música conseguiu alcançar vários objetivos definidos desde o início, afirma António Jorge Pacheco.

“Acho que a principal conquista da Casa da Música foi ter mudado o paradigma da vida musical da cidade do Porto. O caminho é interminável, é atingir a excelência, e é por isso que trabalhamos todos os dias, para levar a música e a interpretação da música ao mais alto nível possível”, acrescenta.

Artigo editado por Filipa Silva