Com os estabelecimentos de portas fechadas devido à COVID-19, os comerciantes locais vivem na incerteza. Para os ajudar, o tech4COVID19 criou o projeto Preserve, a funcionar desde a semana passada. O objetivo é gerar receitas imediatas, através da venda de vouchers online, para os comerciantes conseguirem fazer face às despesas que enfrentam. Até à data, o projeto apoia 195 estabelecimentos e já fez chegar aos comerciantes 2.680 euros, como avançou o responsável do Preserve, Ricardo Gonçalves, ao JPN.

Os vouchers dos estabelecimentos são vendidos no site do projeto e serão depois utilizados pelos compradores quando os negócios voltarem ao seu funcionamento normal. Desta forma, os comerciantes locais podem mais facilmente pagar salários, fornecedores e outros encargos

O site do Preserve permite que sejam os proprietários a inscreverem os seus estabelecimentos na plataforma, de forma gratuita.

Em declarações ao JPN, o responsável do projeto, Ricardo Gonçalves, explica que não existem requisitos explícitos para um negócio ser aceite na plataforma. Contudo é quase certo que franchisings (franquias) multinacionais não serão aprovados porque “quem precisa de ajuda é o comércio local”, justifica.

Ricardo Gonçalves garante que a Preserve já fez “algo muito mais importante” e que ultrapassa o objetivo inicial de colocar “euros nos bolsos dos comerciantes”. “Mostrámos ao comércio local que as pessoas se importam e que querem saber deles. Porque, neste momento difícil, os locais precisam de esperança”, reforça.

A compra dos vouchers é feita através da instituição de pagamento euPago, que rescindiu de parte das suas comissões para que as empresas recebam a totalidade do valor.

Entre os parceiros do projeto, estão já a Associação Comercial de Braga, a Associação Comercial Distrito de Évora, a Associação Comercial do Porto, a Pro.var – Promover e Inovar a Restauração Nacional, a Associação Comercial e Industrial de Évora, a Associação Empresarial de Viana do Castelo, a Edições do Gosto e a Made of Lisboa.

O projeto foi criado pelo tech4COVID19, movimento fundado no seio da comunidade tecnológica portuguesa e que pretende desenvolver soluções tecnológicas para as problemáticas da pandemia.

Artigo editado por Filipa Silva.