No desporto-rei, as formas mais conhecidas e populares de por a bola a rolar virtualmente são anualmente apresentadas aos fãs nas formas das franquias FIFA e PES.

Começando pelo videojogo de futebol mais recente da EA Sports, o FIFA 20 tem sido o palco escolhido para a realização de diversos torneios.

Seja a nível de seleções – onde tivemos a representar as cores lusas Diogo Jota, jogador do Wolverhampton Wanderers FC, que conseguiu um honroso segundo lugar (perdeu na final para o israelita Munas Dabbur, jogador do Hoffenheim) no King of Europe, um torneio organizado pela 433 – ou a nível de clubes, onde já foram realizadas várias competições e mais estão por vir.

Ainda no passado mês de março, a Liga Portugal teve um fim de semana dedicado à Liga NOS #ficaemcasa, que contou com a participação de quase todos os clubes da Primeira Liga (sendo o SL Benfica e o Portimonense SC as únicas ausências).

Nos dias que correm, o FC Porto faz-se representar com Fábio Silva (que também representou os Dragões na referida liga portuguesa) no campeonato EA SPORTS FIFA 20 Stay and Play Cup, que faz parte do programa da Electronic Arts “Stay Home. Play Together”.

Chave do Torneio EA SPORTS FIFA 20 Stay and Play Cup

A organizadora vai doar um milhão de dólares ao fundo de ajuda na luta contra o coronavírus da Global Giving e tanto participantes como espetadores podem também fazer contribuições.

No chave de jogos, o avançado dos azuis e brancos vai medir forças com o costa-marfinense Serge Aurier, em representação do Tottenham Hotspur FC, nos oitavos de final da competição, sendo que nenhum dos dois jogou na primeira eliminatória.

Nesta prova está ainda presente outro português: João Félix. Em representação do Atlético de Madrid, o colchonero joga frente a Bruno Guimarães, médio brasileiro do Lyon.

Caso ambos avancem esta e a próxima eliminatória, jogam um contra o outro nas meias-finais.

A primeira ronda classificatória começou quarta-feira (dia 15), prossegue hoje, quinta-feira, e segue na sexta-feira, no sábado e no domingo, onde a partir das 18h00 vai ser decidido o campeão.

Todos os jogos são transmitidos no canal na Twitch da EA Sports FIFA.

Os quatro jogadores dos quatro clubes presentes na Betano e-Cup

Ainda assim, as participações internacionais não se esgotam aqui, já que o CS Marítimo e o SC Braga vão estar hoje (16) presentes na Betano e-Cup.

A Betano é o patrocinador principal destes dois clubes portugueses e, para além destes, o PAOK, da Grécia, e o Universitatea Craiova, da Roménia, são os outros participantes.

Pedro Pelágio, médio da equipa das ilhas, e Ricardo Horta, dos arsenalistas, são os representantes nacionais enquanto Dimitris Pelkas, médio internacional grego vai representar os de Salónica, cuja equipa é treinada por Abel Ferreira, e o avançado Mihai Roman será o representante dos romenos da Universitatea Craiova.

Na Betano e-Cup vão ser disputados cinco jogos. Os primeiros, das meias-finais, vão opor o SC Braga ao CS Marítimo (a primeira mão joga-se às 17 horas e a segunda às 17h30) e o PAOK ao Universitatea Craiova (jogos às 18 horas e às 18h30).

A final, onde já tem presença garantida uma equipa portuguesa, joga-se às 19 horas e será possível acompanhar todos os jogos nas páginas de Facebook da Betano Portugal, do CS Marítimo e do SC Braga.

Horários de todos os jogos da Betano e-Cup

E a partir de domingo (19), a MLS também vai começar um torneio especial no simulador da empresa americana.

Já no simulador da Konami, apesar de menos mediático, também várias equipas parceiras do eFootball Pro Evolution Soccer 2020 têm participado em torneios, sendo que um dos que estão a decorrer é dos espanhóis do RCD Mallorca.

Dos que já terminaram, um torneio amigável foi vencido pelo Manchester United FC – tendo também participado o Boavista FC.

E no passado sábado (11) foi possível assistir ao Derby della Madonnina. O jogo opôs Sebastiano Esposito, do lado do Inter, contra o português Rafael Leão, do AC Milan. Rafael Leão até fez o gosto ao pé com o seu jogador, mas ninguém ficou a rir no final.

E para quem não é fã de futebol, pode sempre estar atento à F1 e ao MotoGP, competições que já inspiraram alguns Grandes Prémios à volta dos jogos F1 2019 e MotoGP 19.

Artigo editado por Filipa Silva