O isolamento social não impede que a música se continue a fazer ouvir dentro de casa. Por estes dias, várias têm sido as iniciativas de promoção artística e musical, numa altura em que esse tipo de eventos foi suspensa. Billie Eilish, David Guetta, Sam Smith ou Taylor Swift são alguns dos nomes que se juntaram para angariar fundos para o combate à COVID-19. Durante o mês de abril, são vários os concertos que pode acompanhar online.

Na próxima sexta-feira (17), às 20h00, é a artista Alessia Cara quem vai atuar na Billboard Live At Home. A iniciativa já contou com atuações de, por exemplo, Hozier, Meghan Trainor ou de Tinashe. Nas sessões, além de conseguir angariar dinheiro para organizações sem fins monetários, a Billboard permite que os fãs coloquem questões ao artista que está a atuar.

No sábado (18), também às 20h00, chega a vez de The Killers exibirem uma atuação online e responderem às perguntas dos seus seguidores. A transmissão vai ser feita através do Instagram da banda norte-americana. No mesmo dia, três horas mais tarde (às 23h00), David Guetta vai também apresentar um set ao vivoUnited At Home. O DJ vai estar a passar a música em direto de Miami, os residentes da Florida vão poder acompanhar o espetáculo através das suas varandas.

O resto do mundo pode acompanhar o live do DJ francês através das suas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e Twitch. O artista vai recolher fundos para quatro organizações sem fins lucrativos: Fundo de Resposta Solidária COVID-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS), Feeding South Florida, Feeding America e para a Fondation Hôpitaux de Paris-Hôpitaux de France.

One World: Together At Home é outra das iniciativas mais esperadas a nível mundial. O evento vai ser transmitido em Portugal pela MTV, às 01h00 de domingo (19). A Rádio Comercial e a TVI vão também emitir o programa, mas com a soma de um warm-up, a partir da meia-noite, apresentado por Rui Maria Pêgo e por Rita Rugeroni. Nos canais da Media Capital, as apresentações dos artistas internacionais vão ser comentadas por Nuno Markl e Diogo Beja.

O evento solidário, organizado pela Global Citizen e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa também angariar fundos para combater a nova pandemia. Além de Billie Eilish, Sam Smith e Taylor Swift, juntam-se à causa nomes como: Alicia Keys, Anitta, Camila Cabello, John Legend, Shawn Mendes, Usher, entre outros. Os artistas vão todos atuar a partir das suas casas.

Além dos músicos, o live-streaming vai ainda contar com presenças do mundo do entretenimento e do desporto. Awkwafina, Ellen DeGeneres, Oprah Winfrey, Matthew McConaughey, Sarah Jessica Parker e também Lewis Hamilton vão subir ao “palco”. Alguns profissionais de saúde, e as respetivas famílias, também se vão juntar para falar sobre o combate diário ao novo coronavírus.

“A Organização Mundial da Saúde está totalmente comprometida em derrotar a pandemia do coronavírus, através da implementação de medidas científicas e de saúde pública e do apoio aos profissionais de saúde que se encontram na linha da frente deste combate”, explica o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em comunicado. “Ainda que nos tenhamos que separar fisicamente durante algum tempo, podemos unir-nos virtualmente para apreciar boa música. O evento One World: Together At Home representa assim um verdadeiro espetáculo de solidariedade contra uma ameaça comum”, acrescenta.

Assim como a maior parte das iniciativas que têm como objetivo ajudar no combate à COVID-19, a New Jersey Relief Fund não é diferente. A madrugada de quinta-feira (23) pode ser passada a ver os concertos de diferentes artistas que vão atuar a partir de casa, com início marcado exatamente à meia noite. Bruce Springsteen, Charlie Puth, Halsey e Jon Bon Jovi são alguns dos nomes que se mostraram disponíveis para apoiar a iniciativa.

Além dos cantores, o público pode ainda contar com convidados como: Chelsea Handler, Danny DeVito, Whoopi Goldberg, entre outros. A transmissão vai ser feita via Apple Music, AppleTV apps, e ainda na E Street Radio e na rádio SiriusXM.

Artigo editado por Filipa Silva.