A Jornada Mundial da Juventude é o maior evento organizado pela Igreja Católica e a próxima edição estava marcada para 2022, em Lisboa. Esta segunda-feira (20), o Vaticano anunciou o adiamento do evento para agosto de 2023, devido ao surto de COVID-19. O anúncio foi acolhido com “naturalidade” pelo Comité Organizador.

O Vaticano acredita que este acontecimento, que junta centenas de milhares de pessoas, não é seguro numa altura de pandemia. “Devido à atual situação de saúde e suas consequências no movimento e agregação de jovens e famílias, o Santo Padre, juntamente com o Dicastério para Leigos, Família e Vida, decidiu adiar o próximo Encontro Mundial da Família por um ano, agendado para Roma, em junho de 2021, e a próxima Jornada Mundial da Juventude, agendada em Lisboa em agosto de 2022, respetivamente em junho de 2022 e agosto de 2023”, anunciou o Vaticano em comunicado.

Também o Comité Organizador Local (COL) “acolheu com naturalidade e confiança” a decisão do Vaticano. Em comunicado enviado à imprensa, a organização portuguesa reitera que “o COL e as equipas de trabalho já constituídas estão entusiasmados com a perspetiva de preparar da melhor forma a JMJ em Portugal, na certeza de que o evento trará à capital portuguesa a esperança e a alegria dos jovens de todo o mundo”.

Ao JPN, num esclarecimento por escrito, o Comité Organizador Local acrescentou que era previsível o adiamento do evento, apesar de estar marcado apenas para 2022, uma vez que “a criação de uma vacina para a COVID-19 poderá demorar mais de um ano a surgir e nos próximos tempos o movimento e a agregação de jovens e famílias estará condicionado, e a prioridade deve estar nos cuidados aos mais frágeis”, afirmam.

A cerimónia prevê a presença do Papa Francisco, naquela que será a segunda visita do Papa a Portugal, após a visita a Fátima em maio de 2017.

O Comité Organizador Local disse, ao JPN, que se espera um regresso do Papa Francisco a Portugal, mesmo que seja em 2023: “Desde que foi instituída em 1985 pelo Papa João Paulo II, a Jornada Mundial da Juventude tem contado sempre com a presença do Papa em todas as edições internacionais”.

O anúncio de que a próxima Jornada Mundial da Juventude teria lugar em Lisboa foi feito na Cidade do Panamá, a 27 de janeiro de 2019. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou na altura que a escolha da cidade era símbolo de uma “vitória da língua portuguesa e da Lusofonia”.

A organização da Jornada Mundial da Juventude em Portugal tem um custo estimado em mais de 50 milhões de euros, pela Conferência Episcopal Portuguesa, e deve juntar entre um e dois milhões de pessoas.

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro entre o Papa e jovens de todo o mundo, instituída por João Paulo II, em 1985. A primeira edição aconteceu em 1986 em Roma e desde então a Jornada Mundial da Juventude já passou por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

Artigo editado por Filipa Silva