Com o intuito de recuperar as conversas de café (ou de corredor), a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) decidiu criar uma sala virtual de conversas. “O Café FEUP com vida” funciona 24 horas por dia e inclui uma novidade: todas as quintas-feiras vai contar com convidados especiais entre as 17h00 e as 17h30, a partir desta quinta-feira, 23 de abril. O primeiro convidado é o blogger de viagens, Filipe Morato Gomes.

“Escolha uma das mesas num dos cafés disponíveis abaixo, entre e sente-se confortavelmente, ligue a câmara e o microfone, apresente-se, e junte-se à conversa“, lê-se numa nota introdutória no site da iniciativa. “O Café FEUP com vida” pretende ser uma ponte entre os estudantes e manter o hábito de tomar café e de conversar acerca de temas do quotidiano, semelhante ao que se costuma fazer na rotina diária.

A iniciativa é recriada numa sala virtual, onde os participantes escolhem uma das 11 “mesas”, e tanto podem juntar-se à conversa com outros ou iniciar a sua própria conversa, identificando a mesa com um tema.

Filipe Morato Gomes, fundador do blog alma de viajante, vai estrear as quintas-feiras com convidados. O blogger esteve recentemente no Clube de Leitura da Faculdade de Engenharia e vai estar, novamente, em contato com a comunidade, desta vez num suporte virtual, para falar sobre como se tem adaptado ao período de quarentena.

“Como é que alguém que viaja por paixão e faz disso profissão está a viver estes tempos de pandemia nos quais se pede contenção e isolamento? Como vai ser o futuro das viagens na era pós Covid-19?” Estão lançadas as questões que dão o mote à conversa, que se quer informal.

“Tenho, atualmente, 49 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura“, conforme se lê na apresentação do blogger no blog de que é criador.

Os criadores deixam ainda uma mensagem na página oficial do projeto “FEUP Com Vida é a vontade de continuarmos juntos. É a possibilidade de voltarmos ao nosso espaço comum e às relações que fomos construindo além da rotina profissional”.

Artigo editado por Filipa Silva.