O estado de emergência em vigor no país, o terceiro desde 1974, obrigou a que os 46 anos do 25 de Abril sejam festejados pelas janelas, varandas ou através de ecrãs de computadores e telemóveis. O JPN passa em revista as dezenas de iniciativas espalhadas pelo país que evocam o dia da liberdade.

Este sábado, 25 de abril, as poucas comemorações presenciais previstas por todo o país cingem-se a atividades protocolares como ao hastear da bandeira e o som gravado do hino nacional, além de breves discursos dos presidentes de câmaras e assembleias municipais, tudo sem aglomerações.

O 25 de abril é uma data marcante em Portugal, mesmo em tempo de isolamento social, e como a democracia não está suspensa, pelas avenidas sem fim da internet a revolução dos cravos vai ser evocada já a partir desta sexta-feira. Foram inúmeras as iniciativas programadas por autarquias, instituições, grupos e cidadãos.

Pelo País

Guimarães

A hashtag #LiberdadeEmCasa foi o local encontrado por Guimarães para expressar “o 25 de abril”. Sempre com a palavra “Liberdade” presente, o povo da cidade berço de Portugal foi chamado a participar com uma mensagem em qualquer formato (texto, som, vídeo), sempre com “um cravo na mão, um cravo do jardim, um cravo desenhado ou construído”, assinala a autarquia no site oficial.

Dois concertos vão marcar as celebrações da revolução dos cravos em Guimarães:  “Outros Palcos, Mais Liberdade“, da Banda Musical de Pevidém e dos Coros de Guimarães, no dia 25 de abril, às 00h20, a “Grândola Vila Morena” de José Afonso, vai ser cantada e tocada pela Banda Musical de Pevidém e também pelos Coros de Guimarães; e pelas 17h00 vai realizar-se o concerto “Outros Palcos, Mais Liberdade”.

Covilhã

Com a iniciativa “Poetas da Liberdade”, a autarquia tem vindo a publicar poemas alusivos à “Revolução dos Cravos” e à liberdade, da autoria de Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner Andresen, José Jorge Letria, Zeca Afonso e José Carlos Ary dos Santos. No dia 25 de abril, vai circular um carro com altifalante que levará estes poemas de abril às ruas da cidade e de todo o concelho da Covilhã. A autarquia apela ainda à participação dos munícipes indo às varandas e janelas das suas casas para lerem os poemas que vão ser “ecoados” pelas ruas.

Guarda

Cravos nas janelas e varandas, desenhos ou outras formas de expressão alusivas ao Dia da Liberdade. É desta forma que o município beirão pretende iniciar as suas comemorações do 25 de abril. A autarquia tem programada a divulgação online de uma pintura mural/street art situada à frente do Teatro Municipal da Guarda, pelo artista Desy.

Durante as comemorações que vão ter lugar pelas 17h00, na página de Facebook do município, vai ser divulgado um vídeo sobre a criação de uma tela alusiva ao 25 de abril, pelo artista plástico Nuno Aparício. “Poemas de abril”, uma mensagem do grupo Resistência e a interpretação de três temas ‘online’, seguido de um concerto pelo DJ Bay, pelas 23h00 encerram as iniciativas na Guarda.

Matosinhos

Pela página do Facebook e do site institucional da autarquia vão passar as celebrações do 25 de abril em Matosinhos. Vídeos, histórias, contos, apresentações de imagens alusivas à data ou sessões de poesia são alguns dos eventos virtuais que a o município de Matosinhos vai realizar com o intuito de levar abril até à casa de todos.

Porto

A cidade Invicta decidiu “homenagear o heroísmo dos militares e do povo português que resistiu, enfrentou e derrubou a ditadura”, apelando a que os cidadãos, pelas 15 horas do dia 25 de abril, cantem nas varandas ou janelas de suas casas, a “Grândola Vila Morena”.

Gondomar

A partir da sua página, o município de Gondomar vai transmitir a exposição fotográfica de Sérgio Valente. Fotógrafo de profissão, nasceu no Porto em plena ditadura Salazarista e lutou contra a ditadura do Estado Novo. Fugiu à guerra colonial e foi preso pela PIDE nos anos de 1969, 1971 e 1973.

Marinha Grande

Esta sexta-feira, pelas 22h35, o Coro Juvenil do Agrupamento de Escolas da Marinha Grande e convidados vai cantar a “Grândola”, com orientação online de João Pereira, seguida pela interpretação do Hino Nacional, por Sónia Santos. Cidália Ferreira, Presidente da Câmara, vai discursar à meia noite, momento que vai preceder a exibição de vídeos da RTP sobre o 25 de abril naquela cidade. Já no sábado, Paulo de Carvalho vai dar um concerto, acompanhado ao piano, através dos formatos digitais do município, a partir das 16h00.

Leiria

Já Manuel Freire, também por via digital, apresentará o espetáculo “Abril é…” à cidade de Leiria. A noite vai ser preenchida ainda com o filme “Ecos de Abril” e uma performance da coreógrafa e bailarina Clara Leão.

Oeiras

Paulo Carvalho será uma figura “omnipresente” no dia. Depois da Marinha Grande, o cantor vai estar também, virtualmente, em Oeiras, dando arranque aos festejos na noite desta sexta-feira. Artistas como Bárbara Tinoco, Elisabete MatosKátia GuerreiroMário Laginha e Sérgio Godinho também serão ouvidos através das redes sociais do município.

A Música

O 25 de abril vai ser tocado e cantado além dos concertos promovidos pelos várias autarquias do país. É o caso do Festival Liv(r)e. Resultado da parceria entre a plataforma A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (MPAGDP), o 23 Milhas, projeto cultural do município de Ílhavo, e o coletivo/promotora/editora Camaleão, vai juntar concertos de meia hora dos Clã, Galandum Galundaina, João Berhan, Pedro Mestre, Quiné Teles, Tiago Sami Pereira, Tiago Jesus, Edgar Valente, Adélia e João Francisco. Os concertos vão ser emitidos esta sexta-feira (24), assim como nos dias 25 e 26, sempre às 21h30, na página de Facebook da MPAGDP. No sábado, terá lugar uma edição especial, pelas 17h30.

A agência Bairro da Música dá arranque ao Abril no Bairro assinalando a data com oito artistas e oito canções “para celebrar a liberdade”, esta sexta-feira (24) e sábado (25), entre as 21h30 e as 22h15. Os artistas convidados – Jorge Palma, Zeca Medeiros, Blind Zero, Joana Alegre, Pedro Moutinho, Vicente Palma, The Happy Mess e Rui David – vão interpretar, cada um, uma canção preparada para a ocasião. Os concertos vão ser emitidos nas redes sociais dos artistas.

O Coral de Letras da Universidade do Porto (CLUP) lançou um desafio ao país para cantar a “Grândola Vila Morena”.Com o lema: “não podemos sair à rua, mas cantaremos das nossas janelas”, o grupo tem o objetivo de juntar várias vozes e criar um vídeo que vai “juntar o país inteiro”. O resultado desta iniciativa pode ser visto na página do grupo.

O Cinema

A revista Time Out reuniu um conjunto de sete películas relativas ao dia da liberdade, que podem ser vistas na Cinemateca Portuguesa.

A RTP assinala a revolução dos Cravos com a estreia televisiva, no dia 25, às 22h00, do filme “As Armas e o Povo, obra do Coletivo de Trabalhadores da Atividade Cinematográfica. O filme retrata a primeira semana da Revolução dos Cravos, desde o 25 de abril até ao 1.º de Maio de 1974.

Com as ruas, agora vazias, o 25 de abril deste ano vai ser marcado também por Joana Craveiro. A diretora artística do Teatro do Vestido vai ser a protagonista de uma performance, em parceria com o Teatro Viriato, que a levará a percorrer, desde as 08h00, as ruas da capital lisboeta por onde a revolução passou.

A História

De portas físicas fechadas, a porta “virtual” do Museu do Aljube Resistência e Liberdade está aberta para poder lembrar, ver e rever as estórias do 25 de abril e do período de resistência antifascista. No museu dedicado à “história e à memória do combate à ditadura e ao reconhecimento da resistência em prol da liberdade e da democracia”, pode ver exposições permanentes e temporárias, que permitem perpetuar o dia que não deveria apenas ser uma data no calendário.

Artigo editado por Filipa Silva.