A obrigatoriedade de validação dos títulos de transporte vai ser retomada no próximo dia 4 de maio (segunda-feira). Segundo uma nota de imprensa da Área Metropolitana do Porto, “vão estar asseguradas todas as condições de higiene e segurança que tal ato possa implicar”.

Todos os clientes que viajem nos transportes públicos do Porto têm de se fazer acompanhar de um título de transporte válido, que pode ser solicitado, a qualquer momento, pelos agentes de fiscalização.

As lojas Andante foram já reabertas no seu horário normal de funcionamento, pelo que este poderá ser o canal utilizado para carregar os títulos de transporte ou então recorrer aos agentes Payshop, pontos de venda dos operadores e dos municípios ou rede Multibanco (caso seja uma assinatura mensal).

Através de uma nota de imprensa, a AMP apela ainda à população para, se for posssível, utilizar a app Anda, evitando assim qualquer ponto de contacto com equipamentos ou “eventual concentração de pessoas em filas de espera”.

A validação dos títulos de transporte estava suspensa a bordo na Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) desde o dia 13 de março, pelo que foi a partir dessa altura que se introduziu a entrada dos passageiros pela porta de trás. No dia 18 de março foi a vez da Metro do Porto desligar todas as máquinas de venda de títulos e os validadores. No caso da CP- Comboios de Portugal os pórticos de acesso às plataformas encontram-se abertos e operacionais.

Os horários da STCP foram reduzidos, medida que entrou em vigor dia 6 de abril. Os novos horários da metro do Porto também entraram em vigor a partir de 23 de março. Mas quanto a horários, ainda não há novas informações a registar.

Número de passageiros vai continuar reduzido

A AMP adotou um conjunto de medidas desde o dia 18 de março, quando foi decretado estado de emergência em Portugal. Nesse sentido, a AMP vai manter a redução do número máximo de passageiros de forma a garantir uma distância de segurança, a limpeza e desinfeção das instalações e equipamentos e a redução do contacto entre motoristas e clientes.

A Área Metropolitana do Porto vai continuar a acompanhar todas as orientações emitidas pelo Governo e pela Direção-Geral da Saúde (DGS), “reavaliando, sempre que tal se considere oportuno, todas as medidas implementadas, garantindo assim a segurança de todos os que viajam de transporte público.”

Artigo editado por Filipa Silva