Num ano em que a Queima das Fitas do Porto foi cancelada, o Orfeão Universitário do Porto (OUP) vai transmitir uma serenata online. A semana que junta os estudantes da academia iniciar-se-ia, em condições normais, no próximo fim de semana. Nesse sentido, também o OUP marcou a serenata para o bater da meia noite de sábado (02) para domingo (03).

Ao JPN, fonte do OUP, avança que a ideia surgiu há cerca de um mês, tendo em conta que “muito do que é produção musical e artística, na qual o orfeão se insere, ficou bastante limitada e forçou a que se encontrassem este tipo de soluções, como vídeos colaborativos.” Nesse sentido, o OUP lançou o desafio de partilha digital de vídeos aos diferentes grupos que o integram.

“O desafio ao Grupo de Fados encaixou logo com a constatação de que, estando a Queima das Fitas cancelada, [transmitir uma serenata digital] seria certamente simbólico e apreciado por muita gente“, sustenta.

Em comunicado enviado à imprensa, a direção do orfeão explica que “os estudantes da Universidade do Porto terão certamente uma semana bastante mais triste do que o habitual e sentirão de forma mais aguda este isolamento social a que todos têm estado obrigados.”

O OUP garante assim que os seus fadistas e guitarristas “não deixarão os seus colegas finalistas sem um gesto fraterno e simbólico“. “Será uma demonstração de afeto num momento que sabemos ser particularmente difícil e saudosista para tantos colegas nossos, finalistas dos seus respetivos cursos, tão ligados a estas tradições”, enaltece o presidente do orfeão, Rui Barbedo, citado no comunicado. A transmissão da serenata vai ser feita no Facebook do grupo.

Ao JPN, a mesma fonte revela ainda que o orfeão vai também divulgar outros conteúdos, “algum material original que nunca foi divulgado e que foi feita para a ocasião, mas também outro material já gravado há uns anos”, ao longo da próxima semana. O objetivo passa por “colorir esta semana com música, com tradição de forma a que as pessoas, estando em casa, possam recordar com saudade esses momentos.

“Aquecer” corações em tempo de quarentena

A Tuna Veterana do Porto (TVP) – grupo integrante da Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto (AAOUP) – lançou esta semana o “covídeo”, como lhe chamam, “Menina Estás à Janela (a ver o vírus)“.

A direção da AAOUP explica num comunicado enviado à imprensa que “em tempos de ‘apagada e vil tristeza’, a Tuna Veterana do Porto quis dar a sua nota de esperança.”

“Não desistindo de tentar colocar um sorriso no rosto de quem, como eles [membros da TVP], se vê forçado a ficar dentro de portas, retribuindo a sensatez, generosidade e sentido de responsabilidade dos portugueses”, conforme se lê no comunicado.

Também a Tuna Feminina do OUP, que completa 32 anos esta sexta-feira (01), partilhou uma versão da canção “Minas com Bahia”, de Daniela Mercury.

“Sabemos que há muitos grupos a fazê-lo atualmente, mas tendo em conta o feedback tão positivo que temos recebido, acreditamos que o nosso vídeo tem uma componente de entretenimento e de ‘aquecer’ os corações dos portugueses, e, por isso mesmo, não poderíamos deixar de o partilhar“, lê-se num comunicado do grupo enviado à imprensa.

Da “Festa da Pasta” à Queima das Fitas

A Federação Académica do Porto (FAP) anunciou o cancelamento da Queima das Fitas 2020 no passado dia 17 de março. Em comunicado, a FAP justificou a realização do evento apenas em 2021 com o “cenário de incerteza de quando poderá ser retomada a atividade letiva, de quais serão os novos calendários académicos”. O risco, este ano, reside na pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Segundo a informação disponibilizada no site da FAP, a Queima das Fitas do Porto começou com a, na altura, chamada “Festa da Pasta” às mãos dos finalistas de Medicina da Universidade do Porto, em 1920.

“A ‘Festa da Pasta’ era um evento, com um grande espírito académico, que comemorava a passagem da pasta dos estudantes que estavam a terminar o seu curso, os quintanistas, aos que entravam na recta final, os quartanistas”, conforme se lê no site.

A Queima das Fitas do Porto reúne milhares de estudantes durante uma semana de festejos académicos, na qual são integrados eventos como a serenata, o cortejo académico, o sarau cultural, o Festival Ibérico de Tunas Académicas (FITA), entre outros, assim como as noites da queima, no Queimódromo da cidade.

Artigo editado por Filipa Silva.