O secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, avançou esta terça-feira, em entrevista à Antena 1, que o Governo não põe de lado a possibilidade de alguns jogos da Primeira Liga serem transmitidos em sinal aberto. Na mesma entrevista, o governante justificou ainda a decisão de cancelar a Segunda Liga, admitiu a possibilidade dos jogos se realizarem em menos estádios, disse que a centralização dos direitos televisivos já está em discussão e confirmou a realização da Volta a Portugal em Bicicleta.

João Paulo Rebelo explicou que a possibilidade da transmissão de jogos da Primeira Liga em sinal aberto “ainda não foi discutida com os operadores, com a própria Federação Portuguesa de Futebol (FPF), com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), mas está na cabeça de todos nós”.

O Governo já está a discutir a centralização da venda dos direitos televisivos e quer que isso seja uma realidade a partir de 2027. Para João Paulo Rebelo, ” Portugal é um caso quase excecional na Europa, quando não tem a venda de direitos de forma centralizada”. Para o secretário de Estado, essa centralização “vai contribuir para melhorias no futebol”.

No que diz respeito à Volta a Portugal em Bicicleta, o secretário de Estado do Desporto confirmou que a prova se vai realizar, ainda que com normas de distanciamento social: “A competição em si, julgo que se possam criar condições para que aconteça (…) o juntar centenas ou milhares de pessoas, isso evidentemente que toda a gente compreende que não é desejável que aconteça”, afirmou João Paulo Rebelo.

Se a Primeira Liga tem, para já, regresso assegurado, o mesmo não se pode dizer da Segunda Liga, cuja competição foi cancelada. João Paulo Rebelo explicou que o Estado “não interveio” nessa matéria, mas explicou o motivo que impediu a Segunda Liga de continuar: “As tais condições técnicas, organizativas de saúde, de testagem, de proteção e de isolamento dos próprios jogadores, seria muito difícil que fossem acompanhadas pelos clubes da Segundo Liga ao nível do investimento”, justificou o secretário de Estado. João Paulo Rebelo admitiu ainda que o pior que podia acontecer nesta altura seria uma segunda suspensão da Primeira Liga, já depois do regresso.

A entrevista de João Paulo Rebelo vem na sequência das decisões anunciadas pelo Governo na semana passada, e que foram no sentido de retomar a competição na Primeira Liga a partir do fim de semana de 30 e 31 de maio e de terminar a Segunda Liga com a classificação atual.

Artigo editado por Filipa Silva