As autarquias de Porto, Matosinhos, Viseu e a Unipublic, empresa que organiza a Volta a Espanha em bicicleta, anunciaram no sábado que, devido à pandemia da COVID-19, a edição de 2020 da prova já não vai passar, como previsto, pelas estradas portuguesas.

Foi em dezembro de 2019, antes do surto da COVID-19, que a organização espanhola anunciou que, 23 anos depois, a Vuelta regressaria a Portugal, e logo em duas etapas. Uma, com partida em Mos, na Galiza, atravessaria o Minho para terminar na Avenida Montevideu, junto ao mar, numa organização conjunta entre Matosinhos e o Porto; a outra, no dia seguinte, começaria em Viseu, passaria pela Guarda, e desembocaria em Ciudad Rodrigo, já em território espanhol.

Mas “devido à situação excecional causada pela COVID-19, e dada a impossibilidade de garantir as condições ótimas requeridas para colocar a corrida na estrada, os municípios do Porto, Matosinhos e Viseu, em conjunto com a Unipublic, organizadora da Vuelta, decidiram que o percurso da Volta a Espanha de 2020 não vai passar por Portugal”, informa um comunicado publicado no site oficial da prova.

Na mesma publicação, pode ler-se que as cidades que vão substituir as cidades portuguesas “já foram aprovadas” e vão ser anunciadas “nas próximas semanas”.

“Para as três cidades e para a Unipublic, só faria sentido a Vuelta visitar Portugal num clima de festa e segurança que não será possível garantir em 2020″, refere por sua vez a Câmara Municipal do Porto no seu site oficial.

Esta já não é a primeira alteração no percurso da Volta a Espanha 2020 forçada pelo surto da COVID-19. Antes da pandemia, estavam previstas 21 etapas, incuindo passagens pelas cidades de Utrecht e Brabante do Norte, situadas nos Países Baixos. Entretanto, as etapas holandesas foram canceladas e o número de etapas total da prova foi reduzido para 18.

A calendarização da prova também sofreu alterações por motivos relacionados com a pandemia. Incialmente prevista para decorrer entre os dias 14 de agosto e 6 de setembro, a Vuelta foi adiada para dois meses depois, fruto das alterações ao calendário internacional de ciclismo anunciadas na semana passada.

O adiamento de provas também arrastou para o final do verão a Volta a França, a mais importante prova de ciclismo do mundo, e para o outono o Giro de Itália, que em condições normais saía para a estrada este mês e que agora vai ter a sua fase final a coincidir com o arranque da Vuelta.

Com a recalendarização de 25 provas internacionais de ciclismo pela União Ciclista Internacional (UCI) ficam assim reagendadas as três grandes voltas:

  • Volta a França: 29 de agosto a 20 de setembro
  • Volta a Itália: 3 de outubro a 25 de outubro
  • Volta a Espanha: 20 de outubro a 8 de novembro

Artigo editado por Filipa Silva