A editora da Universidade do Porto (UP) tem cara renovada desde esta segunda-feira (11) e passou também a disponibilizar novamente o serviço de encomendas online. Agora intitulada de U.Porto Press, a editora tem a missão de divulgar o conhecimento produzido na academia e não só. Ao JPN, a vice-reitora da Universidade do Porto para a Cultura, Fátima Vieira, ressalva a importância do conhecimento científico em época de pandemia.

Fátima Vieira acredita que o papel de uma editora, “ainda para mais uma editora académica, sai reforçado desta crise”. “Nunca vimos tantos cientistas na televisão nem nunca lemos tantos artigos de jornal com filósofos, com gente ligada à literatura e à cultura para uma análise política, sociológica ou filosófica, por exemplo, como está a acontecer agora”, justifica.

Apesar de se tratar de uma editora académica, o público da U.Porto Press não se limita à comunidade académica. Com nove coleções, Fátima Vieira destaca a coleção “Fora de Série”, especialmente pensada para o público em geral, explica.

Com o objetivo de disseminar o conhecimento científico na comunidade e de o tornar acessível a não especialistas, as publicações da U.Porto Press têm a função não de simplificar o saber, mas antes de o contextualizar. “Não se trata de uma simplificação no sentido negativo, mas, pelo contrário, da disseminação de um enquadramento histórico e da promoção de uma reflexão sobre a utilidade de algumas descobertas”, sustenta.

Site da editora foi também renovado

A figurar na mais recente coleção da editora, “Transversal”, está o título “Filosofia da Mente – Uma Antologia“. Segundo a vice-reitora da UP, esta é uma obra com especial relevância uma vez que reúne o estado da arte na área, com uma série de autores relevantes a nível internacional. “Aqui [na obra] temos não necessariamente o resultado da investigação feita na UP, mas o resultado da investigação a nível internacional”, exemplifica, lembrando ainda a importância da internacionalização da marca – apoiada na mudança de nome, já voltado para o mercado internacional.

Em comunicado enviado à imprensa, a U.Porto Press refere que “[a marca renovada] é o fruto de meses de um trabalho de rebranding das equipas da Editora da Universidade do Porto e da Universidade do Porto Digital. A nova identidade, acompanhada por um website remodelado, é o produto de uma necessidade da editora universitária se adaptar a novos contextos de produção e distribuição de publicações académicas, num mundo em rápida metamorfose.”

Além da plataforma online, a editora possui parcerias com 60 pontos de venda direta, entre os quais estão a Loja da Universidade do Porto, Fnac, Wook e Livrarias Almedina.

Em português e/ou em inglês, em papel ou em formato digital, são mais de 150 os livros editados pela U.Porto Press, em 15 anos de existência. As obras difundem o conhecimento produzido nas 14 faculdades e nos 49 centros de investigação daquela instituição. “Contudo, a editora também se assume como plataforma de divulgação de projetos editoriais relevantes que lhe cheguem de outras universidades, portuguesas e estrangeiras”, conforme se lê no comunicado.

Antes da publicação, todas as obras passam por um processo de avaliação anónima por pares, processo que se prolonga por dois meses, em média, com o objetivo de terem um selo de fiabilidade.

Artigo editado por Filipa Silva.