O festival Nos Alive regressa ao Passeio Marítimo de Algés, Oeiras, no próximo ano, entre os dias 7 e 10 de julho. O anúncio foi feito pela organização na noite desta terça-feira, 19 de maio. Da Weasel, que estavam confirmados para a edição de 2020, são a primeira confirmação e atuam no último dia do evento, 10 de julho.

“Para já, é com grande orgulho que confirmamos o regresso dos Da Weasel aos palcos, para um concerto único e exclusivo, sábado, dia 10 de Julho de 2021, no Palco Nos”, destaca a organização num comunicado divulgado nas redes sociais do festival.

A reunião da banda de hip hop portuguesa – que pôs fim ao percurso conjunto há dez anos – foi anunciada em julho de 2018 e estava prevista para o próximo mês de julho, sendo agora adiada para 2021. Quanto aos restantes artistas que figuravam no cartaz ainda não foi avançada qualquer informação.

O mesmo acontece com os bilhetes adquiridos para este ano. “Em breve daremos informação sobre a utilização dos bilhetes adquiridos para o Nos Alive 2020, em conformidade com a lei a publicar”, lê-se no comunicado referido.

A proposta de lei, aprovada na semana passada na Assembleia da República e que aguarda ainda votação final global depois de ter sido discutida pela comissão parlamentar da Cultura, prevê o reembolso dos bilhetes só depois de 2022.

Até lá, estabelece-se que o cliente pode pedir a troca do bilhete por um vale “de igual valor ao preço pago”, válido até 31 de dezembro de 2021, e esse vale pode ser utilizado na “aquisição de bilhetes de ingresso para o mesmo espetáculo a realizar em nova data ou para outros eventos realizados pelo mesmo promotor”, conforme se lê no projeto de lei apresentado pela ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Vários festivais adiados para 2021

As edições deste ano de festivais como o Sumol Summer Fest, o Super Bock Super Rock, a Galp Beach Party e o Meo Sudoeste também foram adiadas para 2021, anunciou a promotora daqueles eventos, Música no Coração, na semana passada.

Novas datas:

  • Sumol Summer Fest – 2 e 3 de julho de 2021;
  • Super Bock Super Rock – 15, 16 e 17 de julho de 2021;
  • Galp Beach Party – 25 e 26 de junho de 2021;
  • Meo Sudoeste – 3 a 7 de agosto de 2021, abertura do campismo a 31 de julho.

Num comunicado enviado à imprensa, a Música no Coração avança ainda que “Trippie Redd, Burna Boy, SAINt JHN, Piruka e Nenny,  anunciados para a 12.ª edição do Sumol Summer Fest em 2020, estão já confirmados para as novas datas em 2021.”

A promotora não avançou, contudo, informação relativa aos outros festivais que também ganharam novas datas. “Estamos já a trabalhar para assegurar os mesmos ou ainda melhores cartazes, para as novas datas em 2021. Brevemente daremos novidades”, refere ainda a Música no Coração. Os bilhetes já adquiridos são válidos para as novas datas, não sendo necessária troca ou emissão de novo bilhete.

“Continuaremos ao longo deste ano a fazer o possível por levar a música até todos – sobretudo dos músicos portugueses – da forma permitida e recorrendo também às plataformas digitais. Quando estiver tudo bem, a música, e os músicos, que hoje tanto nos ajudam a passar dias difíceis de confinamento e incerteza, voltarão a ser o que nos junta para a criação de momentos épicos e memoráveis de celebração, mais intensos e felizes do que nunca!”, lê-se ainda na nota de imprensa da promotora.

Só depois de 30 de setembro

Face à pandemia de COVID-19, o Parlamento aprovou a proposta de lei do Governo que suspende a “realização de festivais e espetáculos de natureza análoga” até 30 de setembro de 2020, na quinta-feira passada, 14 de maio.

No Porto, o North Music Festival já tinha adiado a edição deste ano – que iria decorrer nos dias 22 e 23 de maio – para 2021. O Nos Primavera Sound, que costuma acontecer no início de junho, tinha reagendado o evento para os dias 3 a 5 de setembro de 2020 – não se sabendo ainda quando acontecerá. Contudo, a organização do festival congénere de Barcelona, que costuma decorrer uma semana antes do evento homónimo do Porto, já anunciou que a próxima edição irá decorrer de 2 a 6 de Junho de 2021. Já o Meo Marés Vivas adiou a edição deste ano para os dias 16 a 18 de julho de 2021.

Festivais como o Rock in Rio, que decorreria em junho, ou o Boom Festival – marcado para 28 de julho a 04 de agosto – tinham já anunciado que vão regressar em 2021.

Também o EDP Cool Jazz, o Rolling Loud Festival (que iria ter a sua primeira edição no país), o RFM Somni – todos previstos para julho – , assim como o Vodafone Paredes de Coura e o EDP Vilar de Mouros – que tinham data prevista para agosto -, entre outros, não se vão poder realizar nas datas previstas. As novas datas estão ainda por anunciar.

Artigo editado por Filipa Silva.