O passe família está disponível a partir desta segunda-feira, 1 de junho, na Área Metropolitana do Porto. O título de transporte destina-se a agregados familiares com um mínimo de três elementos e que sejam residentes num dos 17 municípios da região. Em Lisboa, o título de transporte para famílias já arrancou em julho de 2019. Quase um ano volvido, chegou a vez do Grande Porto o implementar.

A adesão ao Andante Família pode ser feita nas lojas Andante, bilheteiras da CP com venda Andante e nos pontos de venda Andante nos concelhos.

A entrada em vigor do passe família no Porto estava prevista para o início de maio, mas a pandemia de COVID-19 atrasou o processo. “O atual estado de emergência e as consequentes medidas adotadas para evitar a propagação do contágio da COVID-19, bem como a proteção dos passageiros e dos trabalhadores do setor do transporte público, implicaram um ajustamento nos processos de venda de títulos de transporte e de validação dos mesmos”, justificou na altura a AMP, em resposta à agência de notícias Lusa.

“Acreditávamos que estávamos a fazer poupar uma parte do orçamento familiar, mas tendo havido este deslize de maio para junho, acho que mais sentido faz. Estou absolutamente convencido que neste momento as pessoas precisam mais deste apoio financeiro, desta redução de gasto de orçamento familiar do que há quatro meses”, explicou em maio, em entrevista à TSF, o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues.

O título de transporte inclui duas assinaturas possíveis: o Andante Família Metropolitano, válido em toda a área metropolitana, com um custo mensal de 80 euros, e o Andante Família Municipal, por 60 euros mensais, e que será válido para viagens dentro de um município ou até três zonas.

O Andante Família é atribuído a todo o agregado familiar pelo período de um ano, após o qual terá de fazer nova prova de beneficiário. O carregamento da assinatura é efetuado mensalmente. Pode consultar toda a informação necessária na página que os Transportes Intermodais do Porto dedicam à assinatura.

O passe família foi criado no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) que entrou em vigor a 1 de abril de 2019. De acordo com o balanço feito um ano depois pelo Ministério do Ambiente, o programa provocou um grande incremento no uso dos transportes públicos. Na Área Metropolitana do Porto, por exemplo, registou-se um aumento de 38% no número de passes vendidos em fevereiro deste ano, comparativamente ao mesmo mês do ano passado (de 170 mil para 234 mil assinaturas).

Artigo editado por Filipa Silva.