A Câmara Municipal do Porto (CMP) vai desmontar “nos próximos dias” o hospital de campanha que tem instalado no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota. A unidade estava já encerrada há um mês, sendo a sua desmontagem antecipada face às primeiras estimativas.

“A decisão foi tomada em conjunto pelos dois centros hospitalares do Porto, Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos e pela Câmara do Porto, depois da cidade não apresentar qualquer caso de COVID-19 há 11 dias consecutivos e de ter caído para quinto lugar no número acumulado”, refere a autarquia em comunicado.

A funcionar de 14 de abril a 15 de maio, o hospital de campanha montado pela CMP com a ajuda do Exército recebeu cerca de três dezenas de doentes. Médicos, enfermeiros e auxiliares foram cerca de 300 a trabalhar em regime de voluntariado.

Quando os hospitais da cidade voltaram a ganhar “capacidade de internamento”, a infraestrutura foi desativada, mas a autarquia informou na altura que o hospital ia manter-se instalado até 31 de julho, para uma possível segunda vaga de COVID-19. Agora, com base na ausência de casos positivos nos últimos dias, as entidades envolvidas entendem ser hora de desmontar.

“O hospital foi também fundamental para garantir que a Câmara do Porto tinha sempre locais para a separação de utentes com teste positivo e negativo, que provinham do pioneiro programa de testagem aos lares da cidade”, refere ainda a CMP que garante ter assegurado o financiamento do projeto com os 400 mil euros que recebeu através de uma campanha solidária promovida com o apoio da RTP.