Depois de alterar a edição deste ano do festival Nos Primavera Sound, no Porto, para 2021, a organização do evento anunciou esta terça-feira o cartaz para o próximo ano. Alguns dos artistas que já figuravam no cartaz mantêm-se, como é o caso do cantor e compositor Beck, o rapper e cantor Tyler, The Creator, o artista de reggaeton Bad Bunny e a banda Pavement.

O festival tem agora data marcada para 10 a 12 de junho de 2021, no Parque da Cidade do Porto. A edição do próximo ano não vai contar com Lana del Rey como uma das artistas cabeça de cartaz. Em vez disso entram Tame Impala e Gorillaz, entre outros.

O cartaz do Nos Primavera Sound prevê agora a atuação de Beck e Tyler, The Creator, no primeiro dia do evento, que serão os dois maiores destaques do dia. Contudo, haverá ainda concertos de FKA Twigs, Cigarettes After Sex, Mura Musa, Arnaldo Antunes, Black Midi, Throes + The Shine, David Bruno e Nídia, entre outros artistas, bandas e produtores e DJs de música eletrónica.

Para 11 de junho estão guardadas as atuações de Tame Impala e de Pavement. No mesmo dia, vão também passar pelos diferentes palcos do festival nomes como King Krule, Doja Cat, Chromatics, Khruangbin, Bad Gyal, Pablo Vittar, entre outros.

O Nos Primavera Sound encerra a programação com Gorillaz, Bad Bunny, Dinosaur Jr., C. Tangana, Earl Sweatshirt, Little Simz, Jamila Woods, Helado Negro, Chico da Tina e DJ Firmeza, entre outros, a 12 de junho.

A 7 de maio, o Governo aprovou a proposta de lei que suspende os festivais de música até 30 de setembro. À data, a organização do Nos Primavera Sound já tinha anunciado o adiamento da edição deste ano, que transitou para 2021.

À luz da proposta de lei aprovada, os espectáculos “podem excepcionalmente” acontecer até ao fim de setembro desde que aconteçam “em recinto coberto ou ao ar livre, com lugar marcado e no respeito pela lotação especificamente definida pela Direção-Geral da Saúde em função das regras de distanciamento físico que sejam adequadas face à evolução da pandemia da doença COVID-19″, conforme se lê no diploma. Os valores das coimas a aplicar em caso de incumprimento da lei podem variar entre os 250 euros e os 15.000 euros.

No ano passado foram realizados 287 festivais de música em Portugal, já um decréscimo em relação ao ano anterior. “Em 2020 o número será muito diferente”, admitia já a Associação Portuguesa de Festivais de Música (APORFEST) no início de abril.

Artigo editado por Filipa Silva.