A PlayStation apresentou na quinta-feira (11) a sua nova consola no evento “The Future of Gaming”. Apesar de ainda não ter uma data concreta para chegar ao mercado, nem um preço definido, ela fica disponível este ano e vai receber exclusivos de peso num futuro próximo.

O “The Future of Gaming”, evento de apresentação não só da consola mas também de acessórios e muitos jogos que vão estar disponíveis na próxima geração, durou mais de uma hora e deixou para mostrar no fim a próxima peça do mobiliário nas casas dos jogadores.

Visualmente falando, a PlayStation 5 (PS5) é a consola mais “diferente” que a Sony já produziu. O design até já fez com que as pessoas dessem largas à imaginação e criassem os mais variados memes e versões personalizadas da PS5. E apesar de não ser a primeira consola da Sony com a cor branca, é a primeira a ter uma junção de cores com o preto e o azul.

O comando que a acompanha também deixou de ser o DualShock e passou a ser o DualSense, mas isto já se sabia há mais tempo. Outro facto curioso sobre a nova PlayStation é que a Sony vai seguir o que a Microsoft fez recentemente com a Xbox One, da ainda atual geração, e lançar uma versão apenas para jogos digitais, ou seja, nada de discos na PlayStation 5 Digital Edition.

Entre os acessórios, tomamos nota de uma estação para recarregar o(s) DualSense, uma câmara, um headseat e um comando semelhante àqueles que temos para a televisão. Em certo momento da apresentação é também possível ver o ecrã de arranque da PS5.

O visual de Ratchet & Clank: Rift Apart, um dos futuros exclusivos da PS5

E quanto aos videojogos? Afinal, residem em vários deles as decisões pelas quais os gamers decidem optar pelas consolas da Sony, da Microsoft ou da Nintendo.

Desde exclusivos a jogos third-party, foram anunciados ou mostrados mais de 20 jogos.

A abrir o evento, tivemos “Grand Theft Auto V“. É verdade, GTA V vai mesmo chegar à PS5 em 2021 através de uma versão expandida e melhorada. O jogo da Rockstar saiu originalmente para a PS3 e para a Xbox 360 mas atravessou gerações e, no próximo ano, chega a uma nova.

Apesar de já ter quase sete anos, a verdade é que o jogo continua a ser dos mais vendidos e quando este ano esteve durante uma semana de graça para os jogadores no PC, através da Epic Games Store, a afluência foi de tal ordem que nas primeiras horas tornou-se impossível resgatá-lo, para além dos problemas de servidores que causou o grande número de novos players.

O lançamento na PS5 terá ainda direito a uma versão standalone do GTA Online (no segundo semestre do próximo ano) que vai estar disponível gratuitamente, durante os primeiros três meses, para os utilizadores da futura consola da Sony.

A seguir veio o primeiro anúncio do estúdio mais recente a fazer parte da SIE Worldwide Studios, a Insomniac Games. Sim, o primeiro porque a Insomniac apresentou dois jogos novos. “Marvel’s Spider-Man: Miles Morales” foi apresentado assim como, um pouco mais tarde, “Ratchet & Clank: Rift Apart“.

Começando pelo novo Spider-Man. Após o anúncio, o vice-presidente executivo da Sony, Simon Rutter, em entrevista em “The Telegraph”, causou alguma confusão por falar em Spider-Man: Miles Morales como “uma expansão e um aprimoramento do jogo anterior”. A própria Insomniac teve depois de recorrer às redes sociais para afirmar que este seria um jogo standalone. Apesar de também não ter uma data precisa chega no final de 2020 e no trailer já é possível ver o novo Spider-Man no seu fato e a utilizar alguns dos poderes que o distinguem do cabeça de teia mais famoso, Peter Parker.

Como referido anteriormente, os fãs da Insomniac foram ainda brindados com um novo “Ratchet & Clank“. Para além de um trailer de anúncio também um trailer gameplay foi mostrado para as novas aventuras da dupla mais famosa constituída por um Lombax e um robô. Ainda não tem data de lançamento pelo que só resta esperar que chegue antes das dimensões colapsarem.

Voltando um pouco atrás na apresentação, entre os anúncios da Insomniac outro estúdio dos SIE Worldwide Studios apresentou o seu exclusivo. Foi a Polyphony Digital e o seu “Gran Turismo 7“. A franquia regressa assim aos títulos numerados e foi até possível “correr” um pouco na mítica pista da saga de Trial Mountain ao volante de um Mazda RX-Vision GT3. Só não sabemos quando é que poderemos voltar a conduzir efetivamente em GT7.

Depois dos três exclusivos, chegou o primeiro jogo fora dos SIE Worldwide Studios. “Project Athia” (nome provisório) será uma nova propriedade intelectual (IP) a ser desenvolvida pela Luminous Productions e publicada pela Square Enix tanto para a PS5 como para o PC e também não tem data de lançamento para já.

Seguiu-se “Stray” que nos mostrou um gato a deambular numa cidade futurista habitada por robôs. Está a ser desenvolvido pela BlueTwelve e será publicado pela Annapurna Interactive em 2021 também para a PS5 e para o PC.

Outro estúdio, a Housemarque, apresentou “Returnal“, jogo onde o jogador estará na pele de uma protagonista, num planeta alienígena e hostil, que muda sempre que o jogador morre.

Houve ainda tempo para o regresso de “Sackboy”. Depois de ter desenvolvido “LittleBigPlanet 3“, a Sumo Digital está a desenvolver a próxima grande aventura da série LittleBigPlanet ao trazer “Sackboy A Big Adventure” exclusivamente para a nova geração.

Viu-se ainda “Destruction AllStars“, “Kena: Bridge of Spirits” (que, para além da PS5, vai chegar também à PS4 e ao PC – via Epic Games Store – ainda este ano), “Goodbye Volcano High” (também para PS4, PS5 e PC – via Steam – mas só para o ano), o regresso de Abe e do mundo de Oddworld com “Oddworld: Soulstorm” (outro para PS4, PS5 e PC – via Epic Games Store), “GhostWire: Tokyo“, que nos levará à cidade de Tóquio (para o ano e como exclusivo temporário da PS5, depois chega também ao PC) e “JETT: The Far Shore” (PS4, PS5 e PC vão receber a aventura interestelar).

Nesta apresentação chegou ainda a vez de “Godfall“, o primeiro jogo anunciado para a PS5 (mas que também chegará ao PC via Epic Games Store). O jogo recebeu um trailer gameplay e foi descrito como o primeiro looter-shooter RPG de ação corpo a corpo.

Mais um jogo a ser publicado pela Annapurna Interactive (mas a ser desenvolvido pela Heart Machine) apresentado foi “Solar Ash” que tem o próximo ano como janela de lançamento para PS4, PS5 e PC (tanto para a Epic Games Store como para a Steam).

Seguidamente, veio “Hitman III“, o jogo que marcará a conclusão da trilogia World of Assassination iniciada com “Hitman” (2016). A partir de janeiro de 2021 será possível assumir a pele do Agente 47 na PS4, na PS5, no PC, na Xbox One ou na Xbox Series X para tratar dos “contratos mais importantes da carreira” do assassino.

Voltando para os exclusivos, foi apresentado o “Astro’s Playroom” da Japan Studio. A sequência de Astro Bot Rescue Mission virá inclusivamente pré-instalada nas novas consolas.

Little Devil Inside” foi o jogo seguinte e causou polémica devido aos visuais, supostamente racistas, de alguns inimigos, o que já levou até a desenvolvedora Neostream a pedir desculpas no Facebook e a dizer que vai mudar os designs dos inimigos visados. Polémicas à parte, o videojogo será um exclusivo temporário da PS4 e do PS5 antes de chegar ao PC.

NBA 2K21” apenas mostrou um teaser com o basquetebolista Zion Williamson (e o seu suor) e a informação de que chega no outono. Se nos guiarmos pelos seus antecessores deverá sair em setembro provavelmente para a atual geração e depois dar o salto para a nova.

Os criadores de “Octodad: Dadliest Catch” mostraram “Bugsnax” (que vai sair no final do ano para PS4, PS5 e PC).

E depois apareceu o remake de “Demon’s Souls”. O primeiro jogo da série Souls, originalmente lançado em 2009 e forma exclusiva para a PS3, e que levou à criação de um novo género nos videojogos está a caminho da nova geração através da Bluepoint Games (com ajuda da Japan Studio), estúdio responsável por várias remasterizações e pelo remake de “Shadow of the Colossus” para a PS4.

A Arkane Studios, responsável pela franquia Dishonored e que só este ano comemorou o 20.º aniversário, também marcou presença ao mostrar um trailer gameplay de “Deathloop”. Desenvolvido pela Arkane Lyon, este jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) para PS5 e PC colocar-nos-á, ainda este ano, na pele de Colt, um assassino preso num loop temporal na ilha de Blackreef.

Outro multiplataforma apresentado foi o novo “Resident Evil”. Depois dos remakes de “Resident Evil 2” e 3 a Capcom vai voltar a lançar um título efetivamente novo na franquia. “Resident Evil Village” chega no próximo ano para as consolas da nova geração e para o PC (via Steam).

A Capcom apresentou mais um jogo, desta vez uma nova IP. “Pragmata” levou-nos da Terra à Lua no trailer e será lançado em 2022 para PS5, PC (via Steam) e Xbox Series X.

O último jogo apresentado foi outro exclusivo de peso. “Horizon Forbidden West“, a sequência de Horizon Zero Dawn da Guerrila Games, mostrou um pouco da nova aventura de Aloy, desde as novas máquinas e tribos aos novos locais a explorar e fechou os anúncios de videojogos do “The Future of Gaming”.

Em conclusão, para além da consola, do seu ecrã de arranque e dos acessórios, o evento mostrou 26 videojogos, desde jogos AAA a jogos indie, exclusivos ou multiplataforma e dos mais diversos géneros.