Originalmente agendada para o dia 18 de agosto no Estádio do Dragão, no Porto, a Supertaça Europeia foi deslocada no calendário e no mapa. O encontro que coloca frente a frente as equipas vencedoras da Liga dos Campões e da Liga Europa vai afinal ser disputada em Budapeste, na Hungria, a 24 de setembro, anunciou esta quarta-feira a UEFA. O jornal “O Jogo” diz que está em aberto a possibilidade da prova ser reposta na Invicta em 2025.

Em contrapartida, a capital portuguesa, Lisboa, foi escolhida para, no lugar de Istambul, acolher não só “o”, mas “os” jogos decisivos da Liga dos Campeões deste ano, incluindo, claro, a final que vai ter lugar no Estádio da Luz, no dia 23 de agosto.

Numa reunião realizada por videoconferência, a UEFA acertou hoje uma longa lista de alterações de datas, locais de jogos e regulamentos, nas provas masculinas, femininas, jovens e de futsal, tendo em vista a conclusão dos jogos em falta e a recalendarização das edições seguintes das competições europeias de clubes e seleções.

Liga dos Campeões termina em Portugal

A Liga dos Campeões deste ano vai, então, ser concluída num torneio a oito equipas no Estádio da Luz e no Estádio José de Alvalade, em Lisboa, entre 12 e 23 de agosto.

Há quatro equipas já apuradas – Atalanta, Atlético de Madrid, Leipzig e Paris Saint-Germain – e oito que têm ainda de disputar a segunda mão dos oitavos de final – FC Barcelona, Bayern de Munique, Chelsea, Juventus, Olympique de Lyon, Manchester City, Nápoles e Real Madrid.

Sobre esta segunda mão ainda em falta, a UEFA já definiu as datas – jogos a 7 e 8 de agosto -, mas ficou por decidir se esses jogos vão ter lugar no estádio das equipas anfitriãs ou em Portugal.

Caso se verifique esta segunda hipótese, o Estádio do Dragão, no Porto, e o Estádio Dom Afonso Henriques, em Guimarães, juntar-se-ão ao Estádio da Luz, caso seja necessário, para a concretização destes jogos.

Todos os jogos que faltam na Liga dos campeões serão jogados às 20h00.

Calendário definido para a Liga dos Campeões

Oitavos de final
7 e 8 de agosto

Quartos de final
12, 13, 14 e 15 de agosto

Meias-finais
18 e 19 de agosto

FINAL
23 de agosto (Estádio da Luz)

Istambul, na Turquia, que ia receber a final da Liga dos Campeões deste ano, passa para cidade-sede da final de 2021. Todas as organizações que estavam já atribuídas, veem também adiada por um ano a receção da prova. Assim, São Petersburgo passa para 2022, Munique para 2023 e Londres para 2024.

Liga Europa fechada na Alemanha

Já a Liga Europa vai decidir-se na Alemanha com jogos entre 10 e 21 de agosto a terem lugar nas cidades de Colónia, Duisburgo, Düsseldorf e Gelsenkirchen.

Tal como na Liga dos Campeões, também nesta prova está por decidir se os jogos dos oitavos de final, ainda em falta, se realizam em casa das equipas ou na Alemanha.

Os jogos Inter de Milão-Getafe e Sevilha-AS Roma, cuja primeira mão não se chegou a realizar, por causa da pandemia de COVID-19, vão ser decididos num só jogo em local ainda a designar.

Calendário definido para a Liga Europa

Oitavos de final
5 e 6 de agosto

Quartos de final
10 e 11 de agosto

Meias-finais
16 e 17 de agosto

FINAL
21 de agosto (Colónia)

Gdansk terá de esperar mais um ano para receber a final da prova, tal como Sevilha (2022) e Budapeste (2023).

A fase final da Liga dos Campeões feminina vai ter lugar no País Basco (Bilbau e San Sebastián), ao passo que Nyon, na Suíça, recebe os jogos em falta da UEFA Youth League.

O adiamento da reta final das competições europeias e nacionais levará também a que os play-offs de acesso às provas se realize mais tarde.

De acordo com o calendário hoje aprovado pela UEFA, a entidade espera arrancar a fase de grupos da Liga dos Campeões 2020/2021 no fim de semana de 20 e 21 de outubro. Os grupos da Liga Europa arrancam pela mesma altura.

O Euro 2020 também esteve na ordem de trabalhos tendo sido aprovado um novo calendário de jogos para o torneio que foi adiado para o verão de 2021. As 12 cidades europeias que iam receber a prova, mantêm-se.