A Livraria Lello, no Porto, vai oficializar a compra do Teatro Sá da Bandeira numa cerimónia privada que terá lugar na véspera de São João, 23 de junho, nas instalações daquela livraria, na Rua das Carmelitas. O evento tem início marcado para as 09h30.

“Depois da pandemia ter impedido a realização da escritura agendada para 27 de março, Dia Mundial do Teatro, e numa altura em que já podemos voltar a ir à Livraria Mais Bonita do Mundo e em que começaremos a voltar aos teatros da cidade, escolhemos este dia tão simbólico para o Porto para celebrarmos a escritura pública que concretiza a compra, pela Livraria Lello, do Teatro Sá da Bandeira à Câmara Municipal do Porto”, refere a direção da Lello num comunicado enviado à imprensa esta quinta-feira.

A hasta pública do Sá da Bandeira foi realizada pelo Município em maio do ano passado da qual a livraria portuense saiu vencedora, com um investimento de 3,5 milhões de euros.

No mesmo comunicado, a Livraria Lello indica ainda que “recebe e acolhe a manutenção do uso cultural do Teatro Sá da Bandeira, reconhecido como Património de Interesse Público já em janeiro deste ano, não como qualquer ónus, mas como um valor material e imaterial que importa, cumprindo integralmente o quadro legal em vigor e as condições de venda a ela associadas, preservar, desenvolver e potenciar”.

A livraria situada no coração da cidade do Porto reabriu ao público no início do mês, de forma gratuita e encontra-se encerrada às segundas e terças-feiras. Devido a esse fator e às medidas de contenção necessárias à pandemia de COVID-19, a assinatura da escritura pública do Sá da Bandeira será privada.

Artigo editado por Filipa Silva.